quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

#ILoveRP Texto Final - Fazer RP para RePensar o mundo

Fazer RP para RePensar o Mundo

Maíra Masiero
Graduanda em Comunicação Social: Relações Públicas pela UNESP -Bauru

Há uma certa frase no campo das Relações Públicas dita e motivada por Marcello Chamusca e Márcia Carvalhal, idealizadores do Portal RP-Bahia, que declara: “Relações Públicas é mais que uma profissão, é uma paixão, uma causa, um caso de amor.”.
 
E como não se apaixonar por uma área que permite a diversificação de seu trabalho, em que um dia praticamente não é igual ao outro? Como não lutar para que as Relações Públicas sejam valorizadas como se tem direito, não negando a importância das outras especificidades comunicacionais, mas, ao mesmo tempo, mostrando a verdadeira função da profissão?

Utilizando-se da frase exposta inicialmente, pode-se dizer que o “namoro” de muitos profissionais com as Relações Públicas começa lentamente e de forma desconfiada, pois ainda há, infelizmente, vários estereótipos atrelados à profissão, como se pode ver nos casos que envolveram entidades revestidas de credibilidade perante o público, como a Rede Globo de Televisão – e o infeliz posicionamento do personagem Fred na novela Passione – e a entrevista do professor João Manuel Cardoso de Mello, fundador da FACAMP e da UNICAMP (casos já discutidos neste blog).

Porém, assim como acontece num relacionamento entre duas pessoas, quanto mais se conhece a área em que se deseja atuar, mais se ama e, mesmo que a oportunidade de cursá-la não chegue, pelo menos o respeito às funções e ao trabalho estão garantidos. Para que isto aconteça, portanto, é necessário o conhecimento, que advém da divulgação de trabalhos e artigos acerca das Relações Públicas. 

E é isso que este humilde blog, que chega aos seus 6 meses de vida nesta semana, quis mostrar ao promover esta ação de valorização, que não teve o intuito de mostrar choramingos de profissionais que desejam, a todo custo, uma melhor imagem desta área. Quando se promovem estas ações, o grande objetivo deve ser resumido somente numa palavra: repensar

Pensar novamente, sob outros olhares como os da Sociologia, Filosofia, Psicologia e Estatística (por que não?), a respeito dos acontecimentos que, a cada segundo, surgem nos portais de notícias, nas ondas das rádios, nas telas de TV, nos 140 caracteres do Twitter... Pensar novamente acerca do papel das Relações Públicas na gestão da comunicação, nas assessorias de imprensa, nas ouvidorias, nas empresas, no Governo, nas academias do saber e do malhar...

E foi para isso que a ação #ILoveRP foi pensada, para isso que este blog surgiu. Para incentivar as pessoas que o lêem a repensar, a incentivar a criatividade, a questionar o pensamento. E será sempre esta visão que o RPitacos apresentará neste fim de ano e em todo o ano de 2011: mais do que somente pitacos, são alavancas de conhecimento, do pensar e repensar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário