segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Porque já é dezembro... (III) - Comunicação e divulgação da religiosidade em volta do Natal

Continuando nossa série de postagens sobre as relações feitas entre a comunicação e o período do Natal, é necessário resgatar uma faceta esquecida, muitas vezes, pelos comerciais e pela própria mídia: o significado religioso que envolve o dia 25 de dezembro. É de conhecimento quase que geral que se comemora neste dia o nascimento de Jesus Cristo. Mas esta data é realmente o nascimento de Cristo? Segundo o site da revista Mundo Estranho, pertencente à Editora Abril e "filho" da Superinteressante, a data não possui muita relação com este nascimento:

"Parece incrível, mas a escolha da data não tem nada a ver com o nascimento de Jesus. Os romanos aproveitaram uma importante festa pagã realizada por volta do dia 25 de dezembro e "cristianizaram" a data, comemorando o nascimento de Jesus pela primeira vez no ano 354. A tal festa pagã, chamada de Natalis Solis Invicti ("nascimento do sol invencível"), era uma homenagem ao deus persa Mitra, popular em Roma. As comemorações aconteciam durante o solstício de inverno, o dia mais curto do ano. No hemisfério norte, o solstício não tem data fixa - ele costuma ser próximo de 22 de dezembro, mas pode cair até no dia 25."

Para o doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e pelo ITA e especialista em doutrina católica Pprofessor Felipe Aquino, em post escrito em seu blog há exatamente um ano (dia 20 de dezembro de 2009), a Igreja escolheu esta data para se comemorar o nascimento de Cristo exaltando-o como o Verdadeiro Sol, que traz a salvação em seus raios. Independente da religião praticada, todas concordam num aspecto: o período natalino tem, como objetivo, aproximar a criatura de seu Criador, como se vê nesta reportagem feita pelo Jornal do Commercio (Pernambuco) em dezembro de 2008.



Um vídeo que chamou a atenção do mundo nos últimos dias foi postado pela agência portuguesa Excentric e visto por mais de 180 mil vezes, contando somente as visualizções em seu canal oficial no Youtube. De uma maneira original, a agência mostra como seria o nascimento de Jesus nos tempos de hoje, em meio às mídias sociais.

O vídeo começa com uma busca no Google sobre a história da natividade e, a partir da localização da cidade de Nazaré, o enredo começa a se desenrolar, incluindo várias ações de comunicação modernas, como mensagens de celular, pesquisas na Wikipédia, uso de e-mails, serviço de aluguel de veículos on-line (no caso, o "carro" utilizado foi um burro), a ágil comunicação do Twitter, localização via Foursquare, interação pelo Facebook, compra de presentes pelo site Amazon e postagem de vídeos pelo Youtube.



No final do vídeo, há uma frase: Os tempos mudam, o sentimento continua o mesmo. Pode-se até discordar um pouco desta expressão numa visão mais global, visto que, em alguns países, o lado de espiritualidade do Natal não pode ser expressado ou simplesmente não existe. Porém, como Portugal possui um expressivo número de cristãos, o vídeo se mostrou eficaz e transcendeu a abordagem padrão que se faria nesta data, tanto que ganhou notoriedade em vários blogs e sites brasileiros, como no diário virtual do colunista Ricardo Noblat (Jornal O Globo) e num blog integrante do portal da InfoExame.

Não se pode desarticular desta ação o objetivo empresarial da agência de ser divulgada em todas as partes do mundo, porém conseguiu expressar o sentido do Natal e a religiosidade que envolve esta data de uma maneira criativa, alegre, inovadora e sem ferir quaisquer crenças, mas sim promovendo a união entre as pessoas de boa vontade.

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