segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Twitter à serviço da participação na comunicação - Projeto Voz da Comunidade

Não é novidade que a Internet se tornou uma grande ferramenta para que a informação possa ser distribuída de forma mais rápida e por outros personagens, além dos jornalistas e formadores de opinião. Essa oportunidade de participar de uma comunicação, até então, mais restrita aos profissionais, pode ser exemplificada através da rede de microblog Twitter que, por sua rapidez em divulgar os acontecimentos, tornou-se fonte de informação para os meios tradicionais, como para jornais, revistas, televisão e portais de notícias.

Como exemplo de uma participação "leiga" no processo jornalístico e na composição de informações, no último domingo, dia 28 de novembro, durante a ocupação do Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, pela Força de Segurança Nacional, a tag #vozdacomunidade assumiu um lugar nos Trendings Topics Brasil do Twitter, como um dos assuntos mais falados nesta rede.

Esta tag surgiu graças à divulgação de informações sobre os confrontos entre a Polícia e os bandidos através do perfil no Twitter do jornal A Voz da Comunidade, de circulação local, formado por 16 páginas e com tiragens de cinco mil exemplares impressos. Segundo reportagem feita no Portal IMPRENSA, um dos moderadores do veículo relata o boom sofrido pelo perfil: de 180 seguidores, antes dos confrontos,  para mais de 30 mil em poucas semanas. As informações dadas pelo perfil são traduzidas para o inglês e são postadas em tempo real, mostrando um dos grandes triunfos da Internet e, especificamente, do Twitter: passar informações com instantaniedade.

O interessante é que estas informações são passadas por crianças e adolescentes do próprio bairro, e eles evitam falar sobre a violência, mesmo não sofrendo ameaças de bandidos. Uma das histórias mais impressionantes dentre os fundadores da Voz é de Rene Silva, um jovem de 17 anos que sonha em cursar Jornalismo e é um dos idealizadores do jornal, como é contado numa matéria veiculada no site do Programa da Redução da Violência Letal contra Adolescentes e Jovens no início de 2010:

"Aos 11 anos, Rene Silva, morador da Vila Cruzeiro, Zona Norte do Rio de Janeiro, foi estudar na Escola Municipal Alcide de Gasperi, onde teve seu primeiro contato com o jornalismo. “Pedi à diretora da escola para participar do jornal, ela autorizou e lá eu aprendi a usar o computador e diagramar”, conta o estudante que logo depois pediu para que a diretora o ajudasse a criar um jornal para a comunidade. Assim nasceu o jornal A Voz da Comunidade, com 100 exemplares por mês feitos na copiadora da escola.
Hoje, mais de quatro anos depois, Renê distribui mensalmente 3 mil exemplares do jornal pelo conjunto de favelas do Alemão. “Escrevo o jornal sozinho e às vezes meus primos me ajudam”, revela Rene que está cursando o primeiro ano do ensino médio e pretende cursar a faculdade de Comunicação e se formar em jornalismo. O estudante diz que os assuntos tratados no jornal são os que despertam o interesse dos moradores da comunidade, como saneamento básico, as obras do governo na comunidade, falta de energia e água, por exemplo."

Como se percebe pelo depoimento de Rene, o jornal tem uma abordagem variada, não só falando de notícias ruins. Assim também acontece no perfil do A Voz da Comunidade no Twitter, que mostra o cotidiano das pessoas e alguns outros fatos, como a visita do apresentador da Rede Globo Luciano Huck no Complexo do Alemão, no último dia 02 de dezembro, e que foi exibida no programa no último sábado, dia 11 de dezembro. Além de conhecer a realidade dos meninos, Huck levou-os à Central Globo de Jornalismo e presenteou-os com uma grande e equipada sala de redação, além de bolsas integrais para que eles cursem a Faculdade de Jornalismo.

Realmente, graças a estes meninos e meninas, muitas pessoas puderam se informar, através do Twitter, sobre os confrontos ocorridos no Rio e, mais do que isso, puderam conhecer uma realidade que era, muitas vezes, estereotipada pela mídia e que, com este perfil, passa a despertar novos e reais olhares.

Para encerrar este post e mostrar como o Twitter é importante para o compartilhamento de informações e para a participação da comunidade nas várias mídias, segue um vídeo de uma matéria veiculada sobre o @vozdacomunidade no Jornal da Cultura do dia 30 de novembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário