Em continuação à série de posts especiais sobre o Natal, iniciada ontem, é necessário refletir sobre as ações solidárias e comunitárias presentes durante este período de final de ano. É até clichê falar que o ser humano, quando se aproxima o Natal, começa a ficar mais sensibilizado com certas situações e está mais propenso a ajudar os seus semelhantes a celebrar dignamente os festejos natalinos.
Tendo em vista esta observação, o blog traz, hoje, dois exemplos de ações solidárias, uma mais pontual e até mesmo inédita, e outra mais tradicional e duradoura. Os casos analisados serão a vinheta de fim de ano da Rede Globo do ano de 2010-2011, com o mote "Realizar sonhos é mais simples do que você imagina", e a campanha Natal sem Fome dos Sonhos.
Primeiramente, vendo a tradicional vinheta de fim de ano da emissora carioca, ela traz uma interação direta com o telespectador, assim como no ano de 2008, em que vídeos de pessoas anônimas cantando a música tema foram utilizados pela emissora. Segundo o release divulgado pela emissora em vários sites e blogs, foram pedidas cartas com “sonhos de Natal” em Espaços Criança Esperança, comunidades e hospitais pelo país, sem que se contasse que era uma iniciativa da Globo. A escolha foi feita de forma aleatória e os escolhidos só descobriram do que se tratava com a chegada de surpresa das equipes.
São 10 vídeos ao todo, com a presença de duplas de atores e apresentadores da Globo, escolhidos talvez por sua empatia com as crianças (como Renato Aragão e Xuxa; Marcius Melhem e Leandro Hassum), por estarem em grande fase no jornalismo esportivo (Glenda Kozlowski e Tiago Leifert) ou como uma estratégia para mostrar simpatia com o público a fim de recuperar a audiência do Fantástico (Patrícia Poeta e Zeca Camargo), mas sempre mostrando o lado de Papais e Mamães Noéis presente nos artistas e nos cidadãos, principalmente diante do Natal, como no vídeo a seguir, com a participação do casal Tarcísio Meira e Glória Menezes entregando uma câmera digital à Pâmela, uma menina residente na capital paulista.
Outro projeto solidário que completa seus 18 anos em 2010 é a Ação da Cidadania, fundada em 24 de abril de 1993 pelo sociológo Hebert de Souza, o Betinho e a justificativa para a implantação deste comitê e da campanha Natal Sem Fome, a mais famosa ação do grupo e que foi lançada naquele mesmo ano, é explicada pelo próprio fundador: "a motivação fundamental da Ação da Cidadania era a certeza de que democracia e miséria eram incompatíveis. A indigência havia alcançado níveis alarmantes, agravando ainda mais o quadro de pobreza que sempre caracterizou a realidade brasileira".
Em 2006, houve uma mudança de foco na campanha, que passou a ser chamada de Natal Sem Fome dos Sonhos e a arrecadar brinquedos e livros infanto-juvenis, alertando a sociedade para as mazelas ainda existentes na educação brasileira. Simbolizando esta nova etapa, a nova logomarca da campanha foi criada pelo cartunista Ziraldo, autor, dentre outras obras, de O Menino Maluquinho. Como o próprio site relata, a campanha saiu do emergencial (recolhimento de alimentos) e passou a tratar o estrutural (combate ao analfabetismo e incentivo a uma educação de qualidade).
Neste ano, a arrecadação de brinquedos no Rio de Janeiro foi menor do que em 2009: apenas 59 mil brinquedos foram recebidos pela equipe, quase um terço do total arrecadado no ano passado e, na última quarta-feira, ocorreu uma vígilia para a montagem das cestas que serão entregues às famílias carentes. Abaixo, uma matéria do Jornal Nacional sobre a arrecadação de brinquedos em plena Rua 25 de Março, em São Paulo.
Com esses exemplos, podemos entender que as ações solidárias durante a época natalina são importantes, mas precisam ser desenroladas também durante o resto do ano, e nisso entra o profissional de Relações Públicas, no planejamento de ações de curto, médio ou longo prazo, para que a solidariedade esteja presente nos 365 dias do ano.
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