quinta-feira, 29 de março de 2012

O que o coelhinho do Marketing traz? - Páscoa e comunicação estratégica

Nas próximas semanas, será comemorada a Páscoa, a data mais importante para os cristãos, por marcar a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. Além disso, tem-se o costume de se comprar e presentear as pessoas com ovos de Páscoa. Mas o que uma ideia está ligada a outra, e o que isso tem a ver com Marketing e Comunicação? A ideia de uma vida nova, segundo a tradição judaica e cristã, tinha como uma representação a figura do coelho e dos ovos de Páscoa, segundo texto publicado no site Sua Pesquisa:

"A figura do coelho está simbolicamente relacionada à esta data comemorativa, pois este animal representa a fertilidade. O coelho se reproduz rapidamente e em grandes quantidades. Entre os povos da antiguidade, a fertilidade era sinônimo de preservação da espécie e melhores condições de vida, numa época onde o índice de mortalidade era altíssimo. No Egito Antigo, por exemplo, o coelho representava o nascimento e a esperança de novas vidas.
Mas o que a reprodução tem a ver com os significados religiosos da Páscoa? Tanto no significado judeu quanto no cristão, esta data relaciona-se com a esperança de uma vida nova. Já os ovos de Páscoa (de chocolate, enfeites, jóias), também estão neste contexto da fertilidade e da vida."


Um grande foco das empresas nesta época é aproveitar esta época de renovação na vida de muitas pessoas, pensar nas que irão presentear seus namorados(as), esposos(as), amigos, familiares com os ovos de Páscoa, por meio de embalagens especialmente pensadas para aquelas ocasiões e de produtos que não são, especificamente, ovos de Páscoa, mas sim, outros tipos de chocolates devidamente preparados para este tempo.

Porém, uma inovação que repercutiu de forma intensa nas mídias sociais foi feita pela marca de cerveja Skol, que criou um ovo de Páscoa, juntamente com a chocolateria Folie, chamado Redondinho, feito com chocolate trufado e cerveja. Segundo informações da página da marca no Facebook, a venda do ovo pela fanpage começa no dia 30 de março e o "presente de Páscoa" da cerveja vira num kit com seis ovos dispostos num engradado, conforme matéria do Meio & Mensagem.

A ação também mostra um vídeo de 13 segundos para suscitar a curiosidade ao público e, principalmente, ao consumidor da bebida. Uma cozinheira com trajes sensuais mexe o conteúdo de uma tigela, juntamente com uma lata de Skol. Essa situação, além de ser algo completamente inovador no cenário brasileiro, reflete um total distanciamento entre a ideia do comercial e o verdadeiro significado dos ovos de Páscoa.



Muitos acreditam que essas inovações acabam por encobrir a tradição da data e da simbologia de se comprar os ovos de Páscoa. Outros acabam dizendo que as novidades ajudam o mercado a se aquecer nesta época, além de oferecer um certo incentivo para a concorrência entre as marcas. De um lado ou de outro, o que não se pode negar é que os "coelhinhos do Marketing" trazem sempre, a cada ano, ovos "azuis, amarelos e vermelhos" para tentar agradar a todos os gostos.

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