quarta-feira, 14 de março de 2012

Até que ponto a produção é colaborativa? - Trident e o Profssional do Verão

Já não se possui a visão fechada de que apenas os profissionais de comunicação realizam ações para as organizações, sem contar com a participação (mesmo somente de formas indiretas) do público consumidor. Muitas empresas, principalmente com a disseminação do uso das mídias sociais, querem reforçar a participação de usuários e clientes na concepção e execução de ações publicitárias. Um dos conceitos com uma considerável utilidade diante deste cenário é a produção colaborativa, citada por Clóvis Ricardo Montenegro de Lima, Daniella Pizarro, Elisangela Faustino e Maireli Dittrich no artigo Trabalho imaterial, produção cultural colaborativa e economia da dádiva (2011, p. 09):

"(...) a produção colaborativa é a realização de uma atividade voltada para o comum: as redes de produção colaborativa têm características participativas e horizontais, entre produtores e usuários, diferentemente das relações entre produtores, mediadores e consumidores do modo de desenvolvimento industrial do capitalismo."

A marca Trident, no mês de março, fez uma promoção para escolher um internauta para atualizar as redes sociais da marca (Facebook, Twitter e Youtube), mostrando cenas de suas viagens para lugares como Búzios (RJ), Bahia, Pernambuco, Fernando de Noronha, Florianópolis (SC) e Maresias (SP), além de uma cidade escolhida pelo público (Socorro, Avaré ou Brotas, todas localizadas no estado de São Paulo). Para poder aproveitar esta viagem e produzir os conteúdos sugeridos pela ação, o consumidor escolhido ganhará (ainda não se sabe quem é o vencedor) R$ 10 mil neste mês de março, para poder gastar com festas, viagens, comidas típicas, entre outras atividades.

Segundo informações obtidas na página oficial da marca no Facebook, o processo seletivo para a escolha deste profissional é feita em duas etapas: a primeira foi feita através de um aplicativo no Facebook, um questionário interativo com 10 perguntas, respondidas num prazo de até 30 segundos e valendo até 100 (cem) pontos cada uma. Quem chegasse mais próximo da resposta correta, utilizando o menor tempo, teria a pontuação maior, pois o tempo utilizado era descontado da pontuação de cada resposta.

Os 50 usuários com maior pontuação foram para a segunda fase, esta presencial, no dia 15 de março, em que tiveram que responder a uma prova escrita sobre conhecimentos gerais e produção de conteúdo. Por fim, os 10 melhores passariam por uma entrevista final, para que fosse escolhido o Profissional do Verão

O importante é perceber - e isso pode ser visível nos próximos dias (depois da publicação deste post, em que a pessoa escolhida irá alimentar as redes sociais da marca) como é feita esta produção colaborativa do cliente de Trident. Como, segundo o regulamento, "Os destinos serão pré-determinados, assim como um roteiro de atividades diárias que deve ser seguido exatamente como descrito.", pode surgir uma pergunta: será que realmente esta colaboração do consumidor para com a imagem da empresa é válida, por conta da obrigatoriedade de se seguir um roteiro estabelecido previamente?

Logicamente, dependendo das características predominantes da pessoa a ser escolhida, o enfoque de cada visita pode ser diferente daquela já planejada e pensada pela equipe responsável por essa ação. Além disso, haverá um controle do que for postado pelo usuário, como consta também no regulamento, porque o objetivo principal de Trident é reforçar a sua interação com o público jovem e a imagem de uma marca que prioriza a alegria como um valor predominante. Ao mesmo tempo, o ganhador poderia mostrar, ainda que tendo um certo controle da marca, um ângulo diferente dos lugares a serem visitados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário