terça-feira, 15 de maio de 2012

Ética profissional e comunicação organizacional - Caso Yahoo

Um dos quesitos mais cobrados para que uma pessoa seja considerada como um bom profissional é, além de ter um currículo compatível com o cargo na empresa e habilidades bem desenvolvidas, ter uma posição ética no mercado. Mas o que é ser ético? Definir ética não é fácil, e muito se confunde o seu conceito com o de moral. A definição usada neste post será vista por Rosana Soibelmann Glock e José Roberto Goldim, no artigo Ética Profissional é compromisso social (2003, p. 01):

"A Ética é o estudo geral do que é bom ou mau, correto ou incorreto, justo ou injusto, adequado ou inadequado. Um dos objetivos da Ética é a busca de justificativas para as regras propostas pela Moral e pelo Direito. Ela é diferente de ambos - Moral e Direito - pois não estabelece regras. Esta reflexão sobre a ação humana é que caracteriza a Ética."

Recentemente, a companhia Yahoo! descobriu uma fraude no currículo de seu CEO, Scott Thompson, que, segundo investigações, mentiu no currículo que possuía faculdade de Ciências da Computação, quando só possuía o curso de contabilidade. No domingo, dia 13 de maio, foi anunciada a saída do executivo da companhia e ainda foi diagnosticado com câncer na tireoide.

Se é verdadeira ou não esta fraude, pode-se até discutir. Porém, inspirado nesta notícia, é necessário compreender a grande importância da ética profissional nas relações humanas. O currículo é a apresentação do profissional perante a sociedade e, principalmente, nas empresas. Os dados precisam ser totalmente corretos e verdadeiros, a fim de evitar problemas no futuro para as empresas e para o próprio "mentiroso".

É muito mais viável (e, moralmente, mais aceitável) não conseguir, por um tempo, um emprego melhor (por conta da falta de qualificação) do que conseguir esta vaga melhor, porém às custas da mentira, do exagero dos dados presentes no currículo.

Já que profissionais, especialmente os de Relações Públicas, cuidam da imagem e da reputação das empresas/instituições em que trabalham (seja de forma direta, como os relações-públicas, seja de forma indireta, pois todos os colaboradores precisam zelar pela imagem da empresa em que estão), por quê não cuidar da própria imagem, não aumentando nem omitindo dados importantes para o currículo? Nesta atividade, ética, conhecimento, comunicação eficiente e imagem estão juntas, em prol de um comportamento mais ético por parte das empresas.

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