sexta-feira, 18 de maio de 2012

Gestão de marca Fênix - O uso do rebranding para "ressuscitar" marcas

Muitos conhecem a história da fênix, um pássaro da mitologia grega que, quando morria, entrava em combustão e, passado algum tempo, renascia das próprias cinzas. A enciclopédia livre Wikipédia traz um detalhamento desta lenda mitológica:

"Os gregos parecem ter se baseado em Bennu, da mitologia egípcia, representado na forma de uma ave acinzentada semelhante à garça, hoje extinta, que habitava o Egito. Cumprido o ciclo de vida do Bennu, ele voava a Heliópolis, pousava sobre a pira do deus Rá, ateava fogo em seu ninho e se deixava consumir pelas chamas, renascendo das cinzas. (...) De forma semelhante a Bennu, quando a ave sentia a morte se aproximar, construía uma pira de ramos de canela, sálvia e mirra em cujas chamas morria queimada. Mas das cinzas erguia-se então uma nova fénix, que colocava piedosamente os restos da sua progenitora num ovo de mirra e voava com ele à cidade egípicia de Heliópolis, onde os colocava no Altar do Sol."

Existem algumas marcas que fizeram sucesso em várias décadas que, após sumirem por um tempo da mídia e das divulgações (ora por não conseguirem o mesmo êxito em suas campanhas, ora por realmente destativarem suas marcas do mercado), ressurgem com um novo posicionamento, atualizado com as novas tendências e com estratégias de marketing voltadas também às mídias sociais.

Esta situação é uma das finalidades quando se fala de um processo chamado de rebranding, e será usado, para explicar este conceito, a definição utilizada pelo site DFA:

"O Rebranding deve ser parte de uma estratégia global de marca, produtos ou serviços, e pode envolver uma mudança radical na marca figurativa, nominativa, na imagem da empresa, suas estratégias de marketing e na criação de novos conceitos em comunicação. O objetivo é reposicionar a marca ou a empresa e seu perfil frente ao mercado ou mesmo promover melhorias em sua imagem. Seja para revitalizar, recuperar ou recriar valores, projetos bem sucedidos de Rebranding trazem resultados significativos na maneira como a empresa é percebida pelo mercado."

Para mostrar um exemplo recente de como o processo de rebranding ajuda no reaparecimento de marcas, a tradicional marca de eletrônicos Gradiente, após seis anos de ausência no mercado, retornou às lojas neste ano de 2012. Um dos grandes motivos para essa volta é o fato de que o relacionamento dos consumidores com a marca, segundo uma série de pesquisas, ainda era forte, justamente pela grande proximidade com a ideia de família, de carinho e de tecnologia.

O ponto de partida para a retomada da Gradiente será um relançamento: o Meu Primeiro Gradiente, sucesso na década de 1980. Segundo a matéria do Portal Exame já referenciada, o aparelho de som volta com algumas novidades tecnológicas, (como entrada USB e acesso à internet), porém com o mesmo design colorido e divertido do passado. A marca ainda não lançou um comercial para este produto (o que talvez aconteça no segundo semestre), mas, pelo que se vê na sua propaganda de 1989, o enfoque humorístico e solto deve permanecer.



Em relação às estratégias de Marketing, neste mês de maio, a Gradiente já instituiu uma fanpage no Facebook (ainda incompleta e sem uma grande interação com seus seguidores), um perfil no Twitter e um blog, especializado em mostrar inovações e soluções na área da tecnologia. O interessante é que o blog existe desde outubro de 2010, já preparando, na época, os clientes para o retorno da marca.

O rebranding acontece na Gradiente quando volta os seus esforços mercadológicos também para a classe C que, nos últimos tempos, são os grandes consumidores de produtos tecnológicos. Além disso, há a modernização de sua logomarca, deixando-a mais atraente ao público, sem perder as características que a fizeram lembrada, até mesmo, nos anos de ausência do mercado.

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