terça-feira, 22 de maio de 2012

Vários barzinhos e ações - Karaokê como instrumento de comunicação dirigida

Provavelmente muitas pessoas querem ter os seus minutos de fama e/ou de cantor famoso. E vários lugares proporcionam este espaço aos seus públicos, colocando músicas somente com o instrumental para as pessoas soltarem a voz, e ainda conferirem uma pontuação referente à sua afinação (ou desafinação). É o chamado Karaokê. Mas de onde veio esta palavra? Segundo o site Sonoo, a origem do termo é japonês:

"A expressão "KARAOKÊ" começou num barzinho, há 30 anos, na cidade de Kobe, Japão, quando o dono desse estabelecimento tocava fita cassete instrumental e os seus fregueses cantavam em conjunto.
O costume tradicional do Japão é cantar em volta de amigos, tomando saquê em rodízio que até hoje isso prevalece, mas em estilo bem mais sofisticado, e continua sendo um passatempo relaxante, cantando com entes queridos. (...) É um momento agradável, abrandante, sem competição, onde pode-se abrir o coração, nascendo daí, a verdadeira e sincera amizade.
(...)
Na verdade KARAOKÊ é um termo que vem de duas palavras. Uma de origem japonesa que significa KARAPPO, vazio e a outra de origem inglesa ORCHESTRA que significa orquestra. Como o povo japonês é perito em resumir, cortar ou misturar uma palavra e juntar-se à outra, acabou criando esse vocábulo tão familiar."


Além de proporcionar momentos de entretenimento às pessoas, o karaokê pode até, incrivelmente, ser um meio de comunicação eficaz para alertar o público sobre situações importantes, de uma forma inusitada e inesperada. Dois casos recentes mostram a importância deste instrumento para repassar, ao público interessado, a mensagem desejada.

Os estabelecimentos Bar Aurora e Boteco Ferraz utilizaram o karaokê para alertar os seus clientes a respeito da dualidade perigosa do "beber e dirigir". Um palco foi montado nestes bares para que as pessoas pudessem cantar, como poderia acontecer habitualmente. Porém, o diferencial era um bafômetro escondido dentro do microfone, que detectava a quantidade de álcool que cada cantor continha no sangue. Como muitos os detectados não tinham condições para sair dirigindo, os participantes receberam, como recompensa, um vale desconto de táxi.



Já o movimento de conscientização SWU, que visa a sustentabilidade, também se utilizou do karaokê, aproveitando-se do uso que o próprio projeto faz da música como forma de engajar os públicos, para alertar as pessoas sobre os desastres ambientais que ocorrem no Planeta. Ao invés das paisagens bonitas que, geralmente, aparecem enquanto as pessoas cantavam, cenas de poluição e desmatamento foram inseridas no vídeo. No fim da música, aparecia a pontuação atingida pelo cantor e, depois, a frase “E para as suas atitudes com o Planeta, que nota você merece?”



Com isso, pode-se dizer que a criatividade e o fator inesperado das ações de comunicação são pontos importantes para que se tenha uma maior repercussão, e o karaokê pode ajudar de maneira significativa nestas estratégias.

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