terça-feira, 8 de maio de 2012

Impactos positivos e negativos na publicidade - Dia das Mães às avessas

No próximo dia 13 de maio, segundo domingo do mês, é comemorado o Dia das Mães em muitos países. Sejam elas presentes aqui na Terra ou já falecidas, as mães sempre são lembradas, em especial, neste dia, como mulheres de força, de determinação, de amor e que não medem esforços para formar e educar os seus filhos. Mas como surgiu esta comemoração em específico do Dia das Mães (aquela frase "todo dia é Dia das Mães" ainda é válido)? Segundo o Portal da Família, a origem desta data como conhecemos hoje se deu num momento de luto.

"A mais antiga comemoração dos dias das mães é mitológica. Na Grécia antiga, a entrada da primavera era festejada em honra de Rhea, a Mãe dos Deuses.
O próximo registro está no início do século XVII, quando a Inglaterra começou a dedicar o quarto domingo da Quaresma às mães das operárias inglesas. Nesse dia, as trabalhadoras tinham folga para ficar em casa com as mães. (...)
Mas foi outra americana, Ana Jarvis, no Estado da Virgínia Ocidental, que iniciou a campanha para instituir o Dia das Mães. Em 1905 Ana, filha de pastores, perdeu sua mãe e entrou em grande depressão. Preocupadas com aquele sofrimento, algumas amigas tiveram a idéia de perpetuar a memória de sua mãe com uma festa. Ana quis que a festa fosse estendida a todas as mães, vivas ou mortas, com um dia em que todas as crianças se lembrassem e homenageassem suas mães. A idéia era fortalecer os laços familiares e o respeito pelos pais.
Durante três anos seguidos, Anna lutou para que fosse criado o Dia das Mães. A primeira celebração oficial aconteceu somente em 26 de abril de 1910, quando o governador de Virgínia Ocidental, William E. Glasscock, incorporou o Dia das Mães ao calendário de datas comemorativas daquele estado. Rapidamente, outros estados norte-americanos aderiram à comemoração.
Finalmente, em 1914, o então presidente dos Estados Unidos, Woodrow Wilson (1913-1921), unificou a celebração em todos os estados, estabelecendo que o Dia Nacional das Mães deveria ser comemorado sempre no segundo domingo de maio. A sugestão foi da própria Anna Jarvis. Em breve tempo, mais de 40 países adotaram a data."

Grandes lojas de departamentos, emissoras de televisão, entre outras empresas, investem muito nesta data, muitas vezes com um  ampliado foco emocional, pois o Dia das Mães é responsável por um dos maiores e melhores períodos de venda para lojistas e empresários. Um dos comerciais mais falados recentemente sobre o Dia das Mães é a campanha global da Procter & Gamble (P & G), que mostra o esforço que as mães fazem para ajudar seus filhos a alcançar o sucesso, mostrando as mães que existem por trás de um atleta Olímpico.




E se houvesse, mesmo com todos estes apelos, uma campanha de publicidade para incentivar as pessoas a não comemorarem o Dia das Mães? Parece até mesmo loucura ou uma utopia, mas, nos Estados Unidos, essa ação existe.

campanha é chamada de No Mothers Day (Não ao Dia das Mães), e, como o próprio nome sugere, pede o boicote à esta comemoração (ou seja, que as mães não atendem o telefone, não atualizem e-mails e mídias sociais), para que se chame a atenção para o número de mortes por complicações na gravidez e no parto, 90% delas, evitáveis.

Segundo a instituição Every Mother Counts (EMC), articuladora desta ação e que busca melhorar a vida das mães espalhadas pelo mundo, atualmente, a cada 90 segundos, uma mulher morre durante o parto.

No vídeo a seguir, há uma explicação do porquê desta campanha e, depois, é respeitado um minuto de silêncio pelas 360 mil mães que morrem a cada ano em todo mundo por conta de complicações no parto.



Em meio a uma data que, direta ou indiretamente, se mostra como um viés consumista, ter um exemplo de campanha que incentiva a não se comemorar o Dia das Mães soa um pouco fora do "padrão" e, ao mesmo tempo, se aproveita desta data para conscientizar a população de uma realidade não tão distante, que são as complicações que as mães sofrem no parto e na gravidez.

Enfim, o que se pode perceber com estas duas campanhas é o grande impacto (positivo ou negativo, comum ou não) que o Dia das Mães traz para a publicidade, seja no foco emocional ou na oportunidade de, mesmo "não comemorando" esta data, conscientizar as mulheres sobre algo importante para as suas vidas e a de seus filhos.

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