Um exemplo de transição possível da esfera virtual para a real está numa ação feita para a marca de veículos Jeep. Neste final de maio, as pessoas que passam pelo Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro, podem ver uma "linha do tempo" física de 100 metros, contando a história da marca desde a década de 1940, quando o primeiro veículo foi criado, até os dias atuais.
Aliás, é interessante reparar que a linha do tempo, utilizada pelo Facebook, além de servir para esta transição proposta pela Jeep, também é resultado da transição de conteúdos que estariam presentes em diários, arquivos, bibliotecas (esfera offline) para o meio digital. Portanto, essa ação da Jeep mostra exatamente o inverso do que o conteúdo do Facebook propõe, ou seja, a volta (mesmo que momentânea) dos conteúdos para fora da rede mundial de computadores.

Em entrevista ao Portal Exame, já referenciada acima, o executivo da Wunderman Nova York Nick Moore afirma que o mérito do site é justamente em digitalizar o processo de organização das coisas:
"O Pinterest se tornou o que é porque percebeu uma necessidade básica humana de colecionar, coletar e organizar coisas, mostrar aos amigos o que interessa. Isso acontece não por causa de sua esperteza técnica – embora a técnica seja muito esperta -, e sim porque eles observaram o que reflete quem cada pessoa é. Também é muito rico visualmente, e isso é uma tendência."
Portanto, as transições entre esferas virtuais e reais estão se tornando cada vez mais frequentes, e o que se espera é que haja equilibrio entre estas duas facetas que o mundo oferece.
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