P.S.: Antes do próximo texto, relembramos que o prazo de envio dos textos foi prorrogado até dia 08/12. Clique aqui e veja como participar desta ação!
POR QUE FAZER RELAÇÕES PÚBLICAS NA ATUALIDADE?
Jaciane Marques
Relações-públicas, atua na fábrica de chocolate Duffy.
marquesmeira@hotmail.com
A nossa missão como profissionais de Relações Públicas é cada vez mais importante, diante o cenário atual, embora várias empresas ainda não tenha esta percepção.
Na contemporaneidade é fundamental que as empresas estudem seus públicos e seu relacionamento com os mesmos, para que ocorra progresso entre as partes.
Os públicos são essenciais para o desenvolvimento institucional, podendo causar danos ou não dependendo do relacionamento estabelecido.
Como Relações Públicas, estudamos e assumimos posições de divergências que envolvam questões de relacionamentos nas empresas, para encontrar soluções que seja favorável para ambos os lados, nosso caminho é traçar uma boa comunicação, estudar os públicos e também a estrutura da organização.
O bom relacionamento nos ajuda em questões que às vezes pode parecer simples, mas que pode causar grandes transtornos institucionais, como uma crise. É importante ter o profissional de Relações Públicas antes de acontecer este momento, ou seja, não pode ser tipo aconteceu algo ruim chama o “apaga fogo”, este trabalho já tem que existir como prevenção, para amenizar ou mesmo para que não aconteça.
Construímos relacionamentos e mantemos, através de planejamento, interagimos socialmente o que é objeto da nossa atividade, somos parte do processo, equilibramos interesses entre as empresas e seus públicos, o que de uma forma não visível é transformado em valor monetário, embora estejamos longe de sermos vistos dessa forma.
O relacionamento ocorre, portanto, com públicos constituídos pela estrutura social ou organizacional. Segundo Fábio França (2004, p.100).
o principal objetivo do relacionamento organização-públicos sustenta-se por interesses institucionais, promocionais ou de desenvolvimento de negócios como sucede com os colaboradores, clientes, fornecedores, revendedores e demais públicos ligados às operações produtivas e comerciais da organização.
Com muita velocidade, estão acontecendo mudanças na sociedade e as empresas precisam ficar atentas, uma delas é a comunicação estratégica. Nesse sentido, os profissionais de Relações Públicas, estão cada vez mais dentro desse processo, pois faz parte da nossa formação.
As organizações se deparam com situações diferentes a cada dia, porém não podem fugir dos seus valores e missões, devem encontrar soluções para os problemas dentro do seu padrão e ser transparente. Para que as empresas tenham um caminho promissor, deve ter boas relações comerciais e interagir com seus públicos, isso acontece quando se deixar fluir através do diálogo entre as partes, habilidades que são estudadas e aplicadas pelo profissional de Relações Públicas.
Um dos nossos desafios constantes consiste em fazer e manter bons relacionamentos, conquistar a confiança dos públicos é fundamental para se ter credibilidade no mercado. Comunicar sempre fazendo uso da verdade nas informações passadas é muito importante na construção de uma boa reputação institucional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário