quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

#ILoveRP Texto 1 - Relações Públicas no Contexto Contemporâneo (por Adalberto Faria)


Relações Públicas no Contexto Contemporâneo


Adalberto Bahia
Relações-públicas, atua na área comercial da Perdigão.

A profissão de relações públicas, nem sempre exercida por um profissional formado na área, existe para intermediar relações entre a empresa e seus públicos. O relações-públicas é responsável pela manutenção da imagem institucional e tem grande responsabilidade social, por ter papel estratégico na formação da opinião pública, agregando valor para a organização.
            Nos tempos atuais, é perceptível a crescente preocupação a respeito da comunicação organizacional e seus efeitos. As organizações observam a necessidade de relacionar-se com a sociedade, tendo em vista o aumento de consciência dos indivíduos acerca dos seus direitos. Assim, como desde a década de 80 as transformações já sinalizavam, o momento atual exige uma abordagem comunicacional ampla e integrada por parte das organizações, e isso é possível através da atuação do setor de relações públicas.
Kunsch (2006) afirma que neste novo século, as relações públicas vêm sendo mais valorizadas no mercado profissional. Apesar da resistência aos problemas com a polissemia do termo, parte das corporações e dos governos ainda desconhece o verdadeiro significado da abrangência da profissão. Kunsch (2006) observa que esse é um problema comum em nível internacional.
Quanto ao suporte profissional e acadêmico, Kunsch (2006) informa que atualmente a profissão “tem amparo legal, possui órgãos de classe, cursos universitários, cursos de pós-graduação (latu sensu e strictu sensu), produção de pesquisas, publicações técnicas e científicas”.
Kunsch (2006) conta que as relações públicas, tradicionalmente, encontravam-se mais centradas no âmbito empresarial e governamental e que a literatura disponível e formação universitária caminhavam nessa mesma direção. Porém, o cenário modificou-se nas últimas décadas.

Com o fortalecimento da sociedade civil, a valorização do terceiro setor, o crescimento do número de organizações não-governamentais (ONGs), além da existência de inúmeras outras entidades com ou sem fins lucrativos, as possibilidades aumentaram muito. (KUNSCH, 2006)

Neste início de século, de acordo com Kunsch (2006), surgiram novas alternativas de trabalho e grandes perspectivas, que podem ser vistas até como desafios para os profissionais da área. Dentro de tal contexto, percebe-se que, na atualidade, as relações públicas encontram-se no âmbito das organizações, sejam estas empresas, instituições governamentais ou entidades associativas, rurais, comunitárias, hospitalares, sendo os públicos, a opinião pública e as organizações citadas o seu objeto de estudo (Kunsch, 2006).
A habilidade multifacetada das relações públicas, entretanto, apesar de parecer algo positivo, causa dissonância entre o conceito e a identidade da profissão. Segundo Farias (2004 apud MACHADO et al 2006), os conceitos são distorcidos devido á polivalência com a qual as relações públicas inscrevem-se no cenário da comunicação. A obtenção de uma visão objetiva da profissão é prejudicada devido à complexidade do extenso conjunto de ferramentas oferecidas pela atividade de relações públicas.
Muitas novidades têm surgido no mundo organizacional nos últimos tempos e o relações-públicas deve buscar acompanhar as transformações, observando as novas possibilidades de atuação na área que vêm surgindo.
As organizações procuram seguir as tendências do contexto contemporâneo e o relações-públicas, buscando demonstrar seu valor na comunicação, é quem deve administrar a imagem da organização no sentido de direcioná-la de acordo com as mudanças.
As práticas de responsabilidade social, a transparência nas atitudes, o enfoque na comunicação integrada, o bom entendimento da transformação de consciência dos públicos e da sociedade, o uso eficiente dos meios de comunicação e o acompanhamento da velocidade das suas inovações, dentre outros, são desafios para as organizações atualmente e, portanto, constituem-se também em desafios para as relações públicas, presentes e relevantes para a concretização de tais conquistas.

REFERÊNCIAS

MACHADO, Driele Travaglia et al.A evolução teórico-conceitual das Relações Públicas no Brasil. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas. Dezembro de 2006. Disponível em: <http://www.portal-rp.com.br/projetosacademicos/conceituais01/0103.pdf> Acesso em: 12 de março de 2010.

KUNSCH, Margarida M. Krohling. Gestão das relações públicas na contemporaneidade e a sua institucionalização profissional e acadêmica no Brasil. Organicom – ano 3- numero 5 – 2º semestre de 2006. Disponível em: Acesso em:13 de março de 2010.

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