quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Valorização das Relações Públicas - Lançamento da Ação #ILoveRP

Talvez nunca se ouviu falar tanto em ações para se valorizar a profissão de Relações Públicas, ainda mais com os incidentes ocorridos neste ano que tentaram denegrir a imagem deste profissional, como a contratação polêmica do vilão corrupto Fred (Reynaldo Gianecchini) como relações-públicas da metalúrgica Gouveia, na novela Passione, da Rede Globo ou, mais recentemente, a polêmica entrevista do professor João Manuel Cardoso de Mello, fundador da FACAMP e da UNICAMP, em que o curso de Relações Públicas foi alçado por ele a ser de "segunda categoria", e muitos profissionais se mostraram contrários a isto, inclusive este humilde blog.

Os movimentos por uma valorização são presentes há muito tempo no Brasil, como relata Kunsch no artigo Gestão das Relações Públicas na contemporaneidade e a sua institucionalização profissional e acadêmica no Brasil, escrito para a revista Organicom (2006, p. 45), pois "A década de 1980 também se caracteriza por uma crescente busca de maior qualidade no aprendizado e na valorização das Relações Públicas tanto no mercado profissional quanto na universidade." Nesta parte ainda, Kunsch cita a criação do Prêmio Opinião Pública, em 1980, e do Concurso Universitário de Monografias e Projetos Experimentais, dois anos depois.

E para acrescentar mais uma singela ação de valorização das Relações Públicas é que o RPitacos orgulhosamente apresenta o projeto #ILoveRP, que tem o objetivo de mostrar à comunidade em geral e, principalmente, àqueles que ainda não escolheram uma profissão e desejam saber um pouco mais do que faz um Relações Públicas, como é trabalhar nesta área com um leque de opções, às vezes, desconhecido pelo grande público e o porquê dessa área ser tão apaixonante (não que outras áreas não sejam, obviamente) pra quem realmente está decidido a seguir esta carreira. O nome desta ação foi inspirado num adesivo de Relações Públicas da Universidade do Sagrado Coração (USC), de Bauru/SP.

As regras são muito simples: quem se interessar em fazer parte desta ação, é necessário mandar um texto analítico e/ou pessoal respondendo, basicamente, a quatro perguntas (não necessariamente nesta ordem):  
- Por que você faz Relações Públicas? 
- Como você descobriu sua aptidão para essa área do conhecimento? 
- Como você avalia a valorização da profissão na mídia? (nessa questão, pode-se analisar desde o começo ou focar num período específico) 
- Com o contexto da recente declaração do professor da FACAMP a jovens vestibulandos, o que você falaria para estes alunos que gostariam de fazer Relações Públicas?

O limite de caracteres foi determinado em homenagem às datas comemorativas de nossa profissão: mínimo de 1202 (Dia Nacional das Relações Públicas lido em inglês: December, 02nd) e máximo de 2609 caracteres (homenagem ao Dia Interamericano das Relações Públicas, vista neste blog), não contando os espaços entre as palavras.

Os textos precisam ser enviados a partir do horário de publicação deste post até às 16h00 do dia 08/12, nas normas da ABNT e, de preferência, no programa Microsoft Word 2003, para o e-mail do blog: rpitacos@yahoo.com.br. Ao enviar o texto, é necessário colocar o nome completo, a faculdade em que estuda, o ano do curso em que está (se já é formado, basta só o nome da faculdade) e um mini CV de 200 a 400 caracteres.

O blog terá, de 02/12 a 09/12 (exceto no domingo, dia 05), posts todos os dias com os textos mais interessantes enviados pelos distintos colegas de profissão e, no dia 10/12, haverá um fechamento e avaliação desta ação. Não teremos prêmios materiais para os textos publicados, mas o blog acredita que quem mais ganhará com essa ação são as Relações Públicas.

Qualquer dúvida, deixe seu comentário neste post ou procure-me no Twitter! E vamos dizer juntos: #ILoveRP!

Nenhum comentário:

Postar um comentário