domingo, 14 de novembro de 2010

Comunicação on ou off: O que é mais importante? As duas!

Na maioria das conversas e até mesmo das postagens em blogs sobre comunicação, o assunto da moda é falar a respeito das mídias sociais, da importância da Internet como meio eficaz de se divulgar uma informação ou de espalhar uma ideia de maneira mais rápida e abrangente. E essa importância de se ter uma eficiente comunicação on realmente é válida.

Porém, há uma certa área da comunicação que não deve ser esquecida, que deve complementar a comunicação on-line: é a esfera off, que compreende as mídias ditas tradicionais (jornais, revistas, rádio e televisão) e a comunicação interpessoal (o tu a tu, o face a face). Ultimamente, se discute muito sobre qual destas duas esferas são mais importantes (ou se as duas possuem o mesmo grau de prioridade) em vários aspectos presentes na sociedade, e ainda se pergunta se pode haver realmente esta divisão.

Um exemplo desta discussão entre comunicação on e off está no uso da educação à distância. Segundo Maria Cristina L. Paniago Lopes (orientadora) e Selma Lúcia da Costa Xavier (acadêmica) no artigo A afetividade nas inter-relações professores e alunos no ambiente digital, publicado na Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância (dez. 2007, p. 4),  

"(...) Nas interações on-line [como neste tipo de educação], pode existir um predomínio de interação virtual fria quando não se está familiarizado ao ambiente virtual em uso. (...)
A educação a distância trabalha com modelos grupais, saindo do individual, o que pode proporcionar um intercâmbio ainda maior, através das mídias mais interativas, buscando novas formas de interação. Da comunicação off-line estamos evoluindo para um mix de comunicação off e on-line em tempo real."

Pode-se entender, através deste exemplo, que a integração entre as esferas da comunicação é importante, e que nenhuma deve se sobressair a outra, sob o risco de se perder o foco da informação a ser passada e, mais do que isso, até se perder um tipo de público específico.

Um outro caso para se analisar ocorreu na última quinta feira, dia 11 de novembro. O atacante do Corinthians Ronaldo concedeu uma entrevista coletiva no centro de treinamento do clube e, de maneira simultânea, transmitiu as suas respostas via twitcam (ferramenta que permite a gravação de vídeos) aos seus seguidores nas redes sociais, que também poderiam fazer perguntas ao atacante.

O que é interessante de se notar é o fato de que, em alguns momentos da entrevista, o jogador dava maior importância ao computador do que aos jornalistas presentes fisicamente naquele lugar, mostrando, nestes instantes, uma predominância da comunicação on sobre a off, que não deveria existir, pois todo meio de comunicação é válido para que se propague uma ideia, para a divulgação de uma notícia ou para que se venda um produto, desde que um veículo não prejudique o outro, como aconteceu nesta coletiva.

Para finalizar, abaixo está um vídeo da disciplina de Novas Mídias da Famecos/PUCRS da aluna Tamara Bortolini, que sintetiza algumas ideias sobre a comunicação on e off.

Nenhum comentário:

Postar um comentário