segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Dia Latinoamericano de Valorização das Relações Públicas - Por que?

Este post começa com uma pergunta: o que é valorizar? Segundo o dicionário Houssais em sua versão online, esta palavra possui dois significados:  
(I) Dar valor ou valores a; aumentar o préstimo de, 
(II) Aumentar de valor.
Pode-se entender que, quando se valoriza algo ou alguem, o objeto é destacado dos demais, visto com maior ênfase e cuidados e, consequentemente, seu valor agregado aumenta consideravelmente.

Como foi divulgado em várias mídias ao longo dos meses, hoje, dia 22 de novembro, comemora-se o Dia Latinoamericano de Valorização da Profissão de Relações Públicas. Segundo o site oficial do movimento, a proposta surgiu "em 2006, quando propomos uma grande mobilização nacional para o dia 22 de novembro, transformando-o simbolicamente no Dia Nacional pela Valorização da Profissão de Relações Públicas."

Esta proposta de um dia simbólico pela valorização desse profissional foi idealizada por Marcello Chamusca, coordenador da pós-graduação em Relações Públicas da FBB (Bahia), e Marcia Carvalhal, e se espalhou por todo o Brasil e pela América Latina, tanto que o site oficial apresenta notícias em português e em espanhol.

Como este dia não foi idealizado pelos conselhos federais da profissão (apesar de ter o apoio de muitos deles), há uma certa discussão sobre se este dia é realmente necessário, com opiniões favoráveis - na maioria do resultados da busca pela hastag #22denovembro no Twitter - ou não tão favoráveis assim, além da repercussão em fóruns, blogs e sites representativos desta profissão.

Na opinião pessoal da autora deste blog, este dia é necessário para que se chame a atenção da sociedade ao que realmente significa a profissão de Relações Públicas, porém não se pode resumir esta luta num único dia ou apenas nas datas significativas da profissão, como o próximo dia 02 de Dezembro, dia nacional da profissão. É necessário mostrar para a sociedade com atos concretos e com muito trabalho o que realmente faz um Relações Públicas, não somente choramingando pedindo uma valorização. 

Esta ideia é desenvolvida no artigo Relações Públicas Precisam de Relações Públicas - Uma Análise Comparada da Percepção de Relações Públicas no Mercado e na Academia, de Muriel Cristina de Paula Silva e Manoel Marcondes Machado Neto contido nos anais do I Seminário Brasileiro de Valorização da Profissão de Relações Públicas – SEMBRARP (2007, p. 39-40)

"Os relações-públicas têm de aproveitar esse momento para difundir suas atividades e captar essas oportunidades oriundas de uma maior cobrança da sociedade em relação às organizações por atitudes cada vez mais responsáveis. Essas oportunidades só poderão ser aproveitadas se os profissionais e teóricos de Relações Públicas se adequarem aos grandes desafios do mercado. (...) Para isso, porém, é preciso que as Relações Públicas busquem novas soluções e instrumentos para resolver os problemas das organizações, abandonando técnicas ultrapassadas e inflexíveis à nova situação das instituições."

Para finalizar, é mostrado uma das iniciativas de valorização da profissão, o Prêmio ABRP (Associação Brasileira de Relações Públicas), que está em sua 28ª edição. Abaixo, está o vídeo do seguinte trabalho: As relações de gênero e sua influência na escolha da profissão e perfil profissional de Relações Públicas, desenvolvida por Renata Rippel D'Agnoluzzo Moretti e orientada pela Profª Ms. Silvana Padilha Flores da Universidade de Caxias do Sul e que ficou em 1° Lugar na categoria Monografia Valorização da Profissão.



P.S: Aproveitando este dia, participe da Ação de Valorização #ILoveRP do blog RPitacos. O prazo máximo para o envio dos textos é dia 01/12. Mais informações podem ser adquiridas aqui.

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