sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Comunicação comunitária salva vidas! - Concurso "Para Doar é só Falar"

Como já foi discutido neste blog, a comunicação comunitária é muito importante para que ideais e ideias possam ser discutidas, assimiladas e repassadas a mais pessoas, ainda mais quando se trata de assuntos delicados e abordados com menor intensidade pela mídia, como o incentivo à doação de órgãos.

Até mesmo quem não é da área da comunicação ressalta a importância de uma maior divulgação destas causas, como vê-se no artigo A recusa familiar para a doação de órgãos e tecidos para transplante, de Edvaldo Leal de Moraes e Maria Cristina Komatsu Braga Massarollo:

"O esclarecimento sobre o tema é necessário para que as pessoas possam decidir conscientemente, porque tem gente que gostaria de doar, mas a falta de esclarecimento gera dúvidas e medo. A divulgação é de fundamental importância para que a população possa criar uma opinião sobre a questão da doação de órgãos, e os meios de comunicação têm um papel relevante nesse processo de formação de consciência. Além disso, o assunto deveria ser abordado nas escolas para que a pessoa cresça sabendo se vai ser ou não um doador de órgãos, pois há falta de conhecimento das pessoas sobre a morte encefálica e mesmo quem conhece não aceita."

No dia 04 de novembro, as salas da UNESP/Bauru foram visitadas pela agência Garage Interactive Marketing que trouxe, além de alguns cases comunicacionais de sucesso como a ação feita para a Antártica Sub Zero, propôs um desafio aos que estavam presentes: o concurso "Para Doar é só Falar", que possui o objetivo de estimular o engajamento jovem à doação de tecidos e órgãos, em parceira com a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos e com a empresa Novartis.

A promoção consiste em mandar um vídeo de, no máxinmo, 30 segundos mostrando como é fácil tornar-se um doador de órgãos, pois no Brasil não é necessário deixar documentos escritos para esse intuito. A avaliação dos vídeos será feita em duas etapas; o voto popular indicará os dez finalistas, que serão julgados posteriormente por um comitê especializado.

Os três melhores vídeos, além de promoverem a causa, ganharão prêmios em dinheiro para fazer compras na Fnac (R$ 4.000,00 ; R$ 6.000,00 e R$10.000,00, respectivamente). O grande ganhador também terá seu vídeo adaptado por uma produtora profissional e exibido em diversos meios de comunicação, sendo um embaixador da doação de órgãos.

Até o fechamento deste post, mais de 1500 pessoas já participaram e 29 vídeos estão disponíveis para a votação. O prazo máximo para o envio dos vídeos é dia 07 de janeiro, à meia-noite. Cinco dias depois, serão revelados os nomes dos finalistas. O regulamento completo da promoção está disponível neste site.

Ah, e nessas visitas da agência, há o sorteio de um pendrive de 4GB com a imagem da campanha, através de uma pergunta. Eu tive a alegria de ganhar este mimo desta ação, com caixinha personalizada e tudo o mais.
O mais importante, contudo, não é ganhar este pendrive, é o fato de poder testemunhar esta ação de comunicação visando, não somente o lucro da empresa participante, mas tendo um objetivo maior, que é o da conscientização das pessoas, marcando-as por muito tempo.

Um comentário:

  1. Olá, blogueiro (a),
    Salvar vidas por meio da palavra. Isso é possível.
    Participe da Campanha Nacional de Doação de Órgãos. Divulgue a importância do ato de doar. Para ser doador de órgãos, basta conversar com sua família e deixar clara a sua vontade. Não é preciso deixar nada por escrito, em nenhum documento.
    Acesse www.doevida.com.br e saiba mais.
    Para obter material de divulgação, entre em contato com comunicacao@saude.gov.br
    Atenciosamente,
    Ministério da Saúde
    Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/minsaude

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