sábado, 25 de setembro de 2010

Orgulho de ser RP - Dia Interamericano das Relações Públicas

26 de setembro é uma data muito importante no decorrer da história. Neste dia, foi lançado o último CD dos Beatles, publicou-se a Teoria da Relatividade, de Albert Einstein, Fidel Castro fez seu primeiro discurso na ONU, além do nascimento de Gal Costa e do Papa Paulo VI*. Para os profissionais de Relações Públicas, esta data se tornou importante pois, há 50 anos, foi fundada a Federação Interamericana de Associações de Relações Públicas (FIARP), atual Confederação Interamericana de Relações Públicas (CONFIARP), e, neste dia, foi idealizado o Dia Interamericano das Relações Públicas.

Em 16 de junho de 1960, na Cidade do México, foi realizada a I Conferência Interamericana de Relações Públicas, concebida por Federico Sanchez Fogarty e um grupo de relacionistas, alguns meses antes da criação da federação. Durante a segunda edição do evento em Caracas (Venezuela), realizada no ano seguinte, foi subscrita a ata constitutiva. Segundo artigo sobre o tema no Portal-RP, inserido na história da profissão, os países presentes nas duas conferências foram considerados membros-fundadores da entidade: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba (em exílio), Estados Unidos, México, Panamá, Peru, Porto Rico, Uruguai e Venezuela.

Em 1962, durante a terceira conferência realizada em Santiago, capital do Chile, os estatutos da FIARP foram aprovados e, em 1985, durante reunião do Conselho de Direção da entidade, decidiram mudar a nomenclatura para CONFIARP. Segundo o mesmo artigo previamente referenciado, as finalidades da confederação são:

- promover a unidade e colaboração recíproca de todos os organismos públicos e privados que agrupam profissionais de Relações Públicas nos países americanos;

- estabelecer as bases necessárias para facilitar o intercâmbio de idéias e experiências;
- promover o renome continental da profissão de Relações Públicas;
- depurar e unificar o ensino e a prática de Relações Públicas.
A confederação se reúne de dois em dois anos para sua Conferência, a fim de discutir problemas relacionados com a profissão, dentro dos enfoques científico, prático e didático. A 27º edição do CONFIARP acontece de 26 a 30 de setembro de 2010 aqui no Brasil, em Brasília, em parceria com a Associação Brasileira de Relações Públicas (ABRP). O site oficial do evento pode ser visto aqui.

O tema escolhido para este evento é: "Relações Públicas e Novos Paradigmas de Responsabilidade Social e Sustentabilidade", tema importante para ser debatido por conta da grande preocupação com as condições ecológicas e sociais do planeta, principalmente nesta primeira década do Século XXI, e de como as empresas e as pessoas físicas podem contribuir, sob a ótica comunicacional, para transformar as realidades dos indivíduos, conforme relata a contextualização do evento.

É necessário prestigiar e valorizar os eventos referentes às Relações Públicas, pois estes só contribuem para que esta profissão seja cada vez mais valorizada no mercado de trabalho, nos campos acadêmicos e de pesquisa. Abaixo, está presente um vídeo de valorização do profissional de Relações Públicas, feito especialmente para o evento RP - O Destaque é Você, da UniSantos, realizado em 2009. E PARABÉNS a todos os Relações Públicas por esta data!



* Datas comemorativas retiradas do Portal Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário