segunda-feira, 13 de setembro de 2010

O grande voo da amiguinha (Parte I) - Palmirinha Onofre e o público jovem

*Este post terá duas partes. Hoje será mostrada a relação de Palmirinha com o público jovem e como isto impulsionou a já consolidada carreira da apresentadora. Na quarta (15/09), será analisada a sua despedida da Rede Gazeta e os erros que a emissora cometeu neste momento. 

Em muitas emissoras brasileiras de televisão, é comum inserir nas grades de programação no período diurno (das 9h às 13h, aproximadamente) quadros e/ou programas dedicados à culinária, com receitas "práticas" para serem feitas pelas pessoas neste horário de almoço (ou para o período do jantar, dependendo de cada indivíduo e de seu tempo disponível para o preparo da receita divulgada). Os mais antigos provavelmente se lembram de Ofélia Anunciato (1924-1998) que, desde 1958, atuava como culinarista na televisão, tendo uma passagem marcante na TV Bandeirantes, com a sua Cozinha Maravilhosa da Ofélia, sendo muito querida pelo público e pelos colegas de trabalho e trabalhando até o fim de sua vida.



Outra culinarista muito lembrada por seu público e que ainda está em atividade é Palmira Nery da Silva Onofre, mais conhecida como Palmirinha Onofre. Esta bauruense (sim, ela nasceu em Bauru em 1931) se separou do marido e começou a vender salgados e bolos para sustentar seus três filhos. Após participar do programa da Sílvia Popovic, mostrando sua história e distribuindo salgadinhos para a apresentadora, ela foi chamada pelo programa Note e Anote (na época apresentado por Ana Maria Braga), em que ficou cinco anos como colaboradora até se transferir para a Rede Gazeta em 1999 e, em 2005, estreou seu programa-solo na emissora: o TV Culinária. Ao lado de um boneco chamado Huguinho, Palmirinha tirava dúvidas dos telespectadores no ar sobre as receitas e mostrava o passo-a-passo de cada uma. Em agosto deste ano, Palmirinha decidiu deixar o programa por motivos pessoais, mas a maneira com que a Gazeta lidou com este fato foi infeliz, como será visto no próximo post.

O alcance da emissora paulista não é grande, mas o programa de Palmirinha tinha uma das maiores audiências da casa. E a culinarista se aposenta num momento em que ela conseguiu o que muitas empresas grandes ainda tentam: agradar e fidelizar novos públicos para a sua imagem. Além das "fiéis donas de casa" que anotam as suas receitas, o público mais jovem começou a reconhecer Palmirinha através de suas "participações" no quadro Top Five, do programa Custe o que Custar, da Bandeirantes, em que foi escolhida a "musa" do quadro. Neste vídeo de 06 de setembro de 2010, o repórter e humorista Danilo Gentili entrevista a apresentadora, depois da coletiva de imprensa dada aos jornalistas, e mostra um Top Five especial, com as cinco aparições de Palmirinha no quadro. Além disso, a apresentadora foi até os estúdios do CQC para conduzi-lo durante o Top Five e levando guloseimas para a bancada.



Com esta simplicidade e levando as brincadeiras na esportiva, Palmirinha foi convidada para participar de vários programas, além do próprio CQC, como Eliana (SBT), Hebe (SBT) e o IT MTV. Até mesmo no Twitter a culinarista está presente, como afirma esta matéria. Com apenas 29 mensagens, Palmirinha já tem quase 6000 seguidores. Isto mostra o grande carisma que a apresentadora passa aos que a assistem e que o grande voo da amiguinha das donas de casa durará por muito tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário