segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Saber falar e saber ouvir (II) - Caso Rita Lee x Fantástico

Dando uma certa continuidade no post da empresa "Velha Surda", é necessário ao ser humano (seja ele célebre ou não) discernir sobre o momento exato de exprimir uma opinião acerca de um assunto específico e/ou chamar outro indíviduo para comentá-la (causando, assim, a tendenciosidade). Em algumas vezes, esta atitude, quando se completa com um comentário ou expressão infeliz, se transforma num mal-entendido ou até mesmo numa polêmica desnecessária.

Foi o que aconteceu na noite do último domingo (dia 05 de setembro) durante o programa jornalístico Fantástico, da Rede Globo. Neste programa, há o quadro Repórter por um Dia, em que famosos comandam matérias sobre assuntos variados, e o convidado do dia era o atacante do Corinthians Dentinho, que mostrou a região de Itaquera em que, futuramente, será construído o estádio do Corinthians, candidato a sediar a abertura da Copa do Mundo de 2014.

Na segunda-feira anterior (dia 30 de agosto), dia do anúncio do estádio, a cantora Rita Lee brincou a respeito do fato em seu Twitter, famoso por expressar o que a cantora pensa e sente com originalidade e sinceridade, sem muitos filtros, como se pode ver nas reportagens da Blitz e da Veja Online. Em uma postagem, define o estádio como um "presente de grego" e depreciando a imagem de Itaquera como um lugar por onde saem as fezes do cavalo (para ver a postagem dela em tons menos suaves, é só clicar aqui, aqui ou aqui).

Na matéria veiculada no programa dominical, Dentinho mostrou a região e "cutucou" a cantora por suas declarações e, após a sua fala, houve uma declaração de uma moradora falando que era "dor de cotovelo".



Segundo a reportagem do UOL, Rita Lee, que tinha recusado a gravar este mesmo quadro, com o mesmo tema, foi ameaçada por torcedores do Corinthians, impulsionados pela fala de autoridade do jogador famoso do time, acreditou ser vitima de "má-fé" e desabafou no microblog:

Mais uma vez a produção do 'cansástico' age d má fé comigo. da primeira vez q dei uma entrevista fui processada pelos organizadores d barretos. ganhei nas duas instancias. agora botaram gasolina no fogo sobre uma declaração q dei no tuitz sobre as roubalheiras do novo estádio do corinthians q será p/ a abertura da copa 2014 e q deu muito tititi. me convidaram p/ gravar "reporter p/ um dia" e eu recusei. ninguém recusa nada da globo, ela tem o poder d um cesar q decide jogar escravos numa arena c/ leões. diante das ameaças sérias q tenho recebido. digo ao povo q me retiro do tuíter após 2 meses d divertimento. meu amor a todos vcs q entenderam minhas loucuras e pau no cu dos babacas. (sic)

Depois desta declaração, o nome da cantora alcançou a lista dos Trending Topics Brazil, com a maioria dos posts elogiando-a pela coragem e pedindo para que ela volte a ativa no microblog. Não querendo opinar sobre quem estaria mais errado nesta história, o importante é observar o desrespeito à liberdade de expressão que está ocorrendo nesta ocasião (tanto em relação ao Dentinho, que "defende" o novo estádio do time, quanto à Rita Lee, que advoga contra, através de uma edição infeliz da Rede Globo) e a falta de cuidado no saber falar (declarações feitas pela cantora e pelo jogador) e no saber ouvir (caso dos torcedores que a ameaçaram), o que culminou neste mal-entendido que confronta Rita Lee e Rede Globo e que precisará de intervenções de Relações Públicas para que tudo possa ser resolvido da melhor maneira possível para os dois lados.

Um comentário:

  1. Gostei muito do texto. É impressionante o que simples falta de cautela nas palavras podem fazer.E é pra esses momentos,que o RP está presente para ajudar e evitar problemas como este.

    ResponderExcluir