quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Marketing Esportivo chega ao interior - Centenário do Noroeste

Como os aficcionados por futebol (e até quem não os são) devem saber que hoje, no dia 1º de setembro, se comemora o centenário do Sport Club Corinthians Paulista. A equipe de marketing do clube ficou famosa por desenvolver várias campanhas ao longo dos últimos anos, como a aquisição de novos contratos de patrocínio para o time através da imagem do principal atleta do time (em relação a visibilidade), o atacante Ronaldo; os slogans "Eu nunca vou te abandonar, porque te amo, eu sou Corinthians", "Aqui tem um bando de loucos, loucos por ti Corinthians", e não poderia deixar passar em branco a data comemorativa mais importante da história do time. Várias ações foram feitas, como um hotsite dentro do portal do clube, a República Popular do Corinthians, que compara sua grande torcida (a 2ª do Brasil) a uma nação, e o tão sonhado e desejado anúncio do estádio do time, que possui chances de sediar a abertura da Copa do Mundo 2014.

Mas a atuação do marketing esportivo ultrapassou a barreira dos grandes centros nacionais e chega, pouco a pouco, ao interior dos Estados. Outro time que está comemorando 100 anos de fundação hoje é o Esporte Clube Noroeste, da cidade de Bauru/SP. Com um alcance de mídia menor do que o atual vice-líder do Campeonato Brasileiro, o time também comemora este aniversário com festa: o chamado "Centenário Solidário", que acontecerá na tarde-noite de 01/09, destacado na homepage do clube. O ingresso é 1kg de alimento não perecível, que será destinado a entidades carentes da cidade.


No site do Noroeste, há um espaço destinado somente ao marketing do clube, com uma matéria dedicada ao Projeto Centenário, mostrando os colaboradores do clube no dia-a-dia, os espaços para patrocínio nos uniformes, o portifólio completo do estádio do Noroeste e o conteúdo dos kits comemorativos do centenário (para pessoas físicas e jurídicas), além de outros produtos do centenário como camisetas retró e outras especialmente feitas para esta data especial. Além disso, em parceria com o Jornal da Cidade, foi criada a logomarca do centenário (presente na figura acima), relembrando os tempos de glória da equipe.

Um grande lamento a se fazer é em relação aos perfis oficiais (ou não) do time no Twitter, que estão desatualizados e sem promoções e cobertura dos acontecimentos do centenário do time (pode-se ver isto no Noroeste Bauru, Noroeste 100 Anos, EC Noroeste e Noroeste 100), algo que as rádios locais estão fazendo, como a 94 FM.

Falando ainda na rede de microblog Twitter, Corinthians e Noroeste se revezam na liderança da lista dos Trending Topics Brazil e World, ou seja, são os assuntos mais comentados. Segundo a reportagem do UOL Esporte, os torcedores de times rivais ao Corinthians se juntaram ao Noroeste para exaltar virtudes do time bauruense que o da capital não tem, como a aquisição de um estádio próprio e de não conseguir um título importante internacionalmente, nem nas redes sociais (na foto, pode-se ver que o Noroeste lidera os TT's às 13h05 e o Corinthians está em segundo). Aqui estão alguns exemplos recolhidos do Twitter no começo da tarde de hoje:

@duserrano Esporte Clube Noroeste, 100 anos de história! E com estádio próprio! Parabens! #100ternada

@cadublanco a prova que corintiano ta indo pela inclusao digital .. 100 anos e quem ta primero nos TT's é o Esporte Clube Noroeste hahaha #fail

@fabriciocarraro Não se fala em outra coisa se não no grande time que comemora seus #100anos hoje !!! Parabéns ESPORTE CLUBE NOROESTE!! #UmTimeQueTemEstadio


Com estes fatos apresentados, pode-se dizer que, mesmo de forma tímida, o marketing esportivo está chegando ao interior dos estados e se consolidando como fonte de renda, de visibilidade e de credibilidade aos clubes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário