segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Comunicação colaborativa na telinha - e-Band Reporter

Com a popularização da Internet em todo o mundo, atrelada ao surgimento e boom das redes e mídias sociais, a postura de uma comunicação que somente envia mensagens ao receptor (muitas delas desnecessárias e que importem apenas a alguns grupos da sociedade) deixou de ser um único modelo de comunicação possível, principalmente aos meios jornalísticos, tendo como companhia a chamada comunicação colaborativa.

Como define Beltrão (2007, p. 5), em seu artigo Comunicação colaborativa: um panorama e questões emergentes, este tipo de comunicação consiste na "materialização da apropriação social dada a técnica e de como ferramentas pouco utilizadas podem ser refuncionalizadas e adquirir grande importância nas formas das pessoas se comunicarem, consumirem e difundir informação".

Um dos exemplos que podem ser dados é o chamado e-Band Reporter, idealizado pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação, com o objetivo de integrar a televisão com a Internet, além de trazer matérias redigidas por estudantes de jornalismo de todo o Brasil.



Segundo o site oficial do projeto, na parte do envio das matérias, é explicado que "a inscrição para publicar notícias no eBandReporter só está aberta a estudantes de jornalismo. Todos os inscritos concorrem automaticamente ao Prêmio Bandeirantes de Jornalismo Universitário, que no final de 2010 vai dar prêmios e estágios nos veículos do Grupo Bandeirantes de Comunicação aos universitários que se destacarem pelo volume e qualidade das notícias produzidas em texto, foto, vídeo e áudio."

As notícias veiculadas neste site são dos mais variados temas, como Brasil, Economia, Esporte, Entretenimento, Mundo, Cidades, Tecnologia, Trânsito e Turismo, e os conteúdos postados podem ser complementados e comentados pelas pessoas que passam pelas matérias, trazendo ainda mais colaboração ao site. Há ainda espaço para que se conheça os repórteres e de que lugares eles postam suas matérias.

É necessário destacar a importância desta colaboração no jornalismo pois, além de trazer as realidades de cada região do Brasil vistas por quem passa por estas todos (ou quase) os dias, revela novos talentos do jornalismo brasileiro e dá um grande exemplo de como a comunicação colaborativa pode contribuir para o acesso rápido às informações.

Um comentário:

  1. Gostei muito desse post! Realmente essa é uma oportunidade para desvendar novos talentos! Parabéns Maíra!

    ResponderExcluir