quarta-feira, 15 de setembro de 2010

O grande voo da amiguinha (Parte II) - Palmirinha e sua saída da Rede Gazeta

* Este post é uma continuação do da última segunda feira (13/09), que pode ser visto aqui.

Como dito na primeira parte deste post, a culinarista e apresentadora Palmirinha Onofre se desligou da Rede Gazeta no fim do mês de agosto último, alegando estar com projetos e motivos pessoais para isto, desmentindo uma suposta vontade de se aposentar. Esta saída estava sendo planejada já há alguns anos, tendo como referência a realização da Ceia de Natal no programa, conforme palavras dela.

"Recém-saída da TV Gazeta, onde gravou o último programa na semana passada, Palmirinha se lança para novidades de chinelinho de dedo e meia de seda. Não foi demitida, como se propagou. Pediu as contas, algo que já vinha ensaiando havia uns três anos. "Eu falava para mim mesma: ‘Este ano não faço a ceia de Natal da tevê’. E fazia." "

Porém, a emissora paulista, que a acolheu desde 1999, não teve o cuidado (ou a obrigação) de prestar uma homenagem à culinarista pelos serviços prestados à casa e pelos grandes números de audiência que ela dava ao canal, em proporção aos outros programas; não teve a sorte de ser valorizada como, por exemplo, o goleiro Rogério Ceni, do São Paulo (assunto que já teve seu pitaco aqui no blog). Segundo a polêmica colunista Fabíola Reipert, do portal R7, Palmirinha tinha preparado toda uma despedida, falando que não ia se aposentar, porém o programa de despedida foi gravado previamente, com rápidas despedidas aos colegas de trabalho e, logo no dia seguinte, a substituta Vivane Romanelli assumiu o comando do programa. Há boatos que o programa vespertino Mulheres, apresentado por Cátia Fonseca, irá homenagear Palmirinha nas próximas semanas, mas o estrago na imagem da emissora, no ãmbito de valorização de seus funcionários, já está feito.

Outra atitude infeliz disseminada na rede de microblogs Twitter foi realizada pelo diretor da Rede Globo Boninho, conhecido no ramo virtual por suas declarações ásperas, que não pouparam nem mesmo a culinarista. Respondendo a perguntas sobre uma possível contratação de Palmirinha para o programa Mais Você, revivendo a parceria com Ana Maria Braga, o diretor não teve dúvidas em soltar estas declarações:


As declarações foram rapidamente repercutidas em sites e blogs, com a quase totalidade de comentários repudiando as palavras infelizes de Boninho (aqui e aqui também são alguns exemplos) e cobrando maior humildade da parte do diretor. Até pessoas famosas e colegas de emissora discordam da afirmação e questionam a Gazeta pela não-valorização de sua profissional, como o autor de novelas Aguinaldo Silva. É o que sempre se diz aqui no blog: é necessário saber falar, saber ouvir e saber valorizar as pessoas também. Para encerrar o post, o vídeo de um dos vários momentos engraçados e de autencidade de Palmirinha na Gazeta.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário