sábado, 23 de outubro de 2010

Saber falar e saber ouvir (III) - Roberto Carlos e o "Mundialito" do Corinthians

Continuando uma série de posts deste blog que tiveram, como casos analisados, as empresas "Velhas Surdas" e o caso Rita Lee x Corinthians, é necessário recapitular a importância de se pensar duas vezes antes de tornar pública uma declaração sobre qualquer assunto. Uma das atividades em que essa capacidade é muito valorizada é o teatro, como se pode identificar neste excerto do artigo Os Cadernos de Teatro & a Descentralização do Saber Teatral, de José Ronaldo Faleiro (2002, p. 48):

"Em cena, o mais importante não é saber falar: é saber calar. Em cena, o jogo do ator consiste em falar e ouvir. Ele não pode falar sem representar mas pode representar sem falar."

Pode-se dizer, com base nesta afirmação, que, no grande teatro da vida (tanto pessoal como profissional), os indivíduos-atores precisam tomar cuidado para que a repercussão de suas falas não se transforme numa confusão digna de tragédia, através do jogo realizado por atores profissionais e amadores, relatado pelo autor. E, ao contrário da peça propriamente dita, o teatro da vida passa sem que se possa ter uma segunda oportunidade para se corrigir totalmente os erros.

Na última quinta-feira, dia 21 de outubro, o lateral esquerdo Roberto Carlos, que joga atualmente no Corinthians, concedeu uma entrevista ao canal pago ESPN Brasil, no programa Bola da Vez em que falou um pouco acerca do Mundial de Clubes da FIFA conquistado pelo time em 2000, derrotando, entre outros adversários, o espanhol Real Madrid, aonde atuava o jogador na época. Ou seria esta grande conquista do clube centenário um simples "Mundialito"? O vídeo abaixo mostra as declarações polêmicas do jogador.



No começo do vídeo, é visível o aspecto "malicioso" desta pergunta (podendo interferir na respota do jogador), que foi feita pelo comentarista Marcelo Duarte com esta afirmação: "Janeiro de 2000: Vocês sairam da Europa e vieram jogar um torneio aqui no Brasil que era... um Mundial, né? Diziam que era um Mundial, tem gente hoje que diz que era um torneio de verão. O que vocês vieram disputar aqui? O que vocês vieram disputar e, quando vocês cairam fora, o sentimento foi do quê? Perdemos o quê, Roberto Carlos?"

Então o lateral começou a falar sobre a visão dele, no ano de 2000, sobre o Mundial que, pra ele e pra muitos jogadores europeus, era considerado um "Mundialito", um torneio sem importância em que alguns boleiros acabavam dormindo a altas horas da madrugada, ficavam na piscina em dia de jogo, ou seja, era um verdadeiro "passeio" para times como Real Madrid e Manchester United.

A repercussão da entrevista foi quase imediata: a expressão "Mundialito" se manteve por algumas horas entre os assuntos mais comentados no Twitter e foi notícia em vários portais de notícias, como Ig, Globo Esporte, Uol, e gerando comentários negativos dos colunistas esportivos Juca Kfouri, Ricardo Perrone e Roberto Avallone. No dia seguinte, Roberto Carlos teve que se explicar, minimizando a polêmica e acusando a imprensa de distorcer a entrevista que, na visão dele, foi maravilhosa.

Concluindo, se o ator no teatro não pode falar sem representar, o jogador deveria se conscientizar de que, neste ano de 2010, ele representa a equipe do Corinthians, não mais a do Real Madrid, e que, confessando o provável "pouco caso" dos jogadores europeus ao Mundial, poderia dar às torcidas rivais que não aceitam este título do clube a conclusão de que "o Corinthians só ganhou porque vários times não deram importância ao torneio", tirando, portanto, os méritos do clube paulista e gerando uma crise de imagem do jogador em relação ao torcedor corinthiano.

Um comentário:

  1. Obrigado por nos indicar!
    Acabamos de colocar o seu link no Blog Ser.RP!
    Parabéns pelo conteúdo!
    Abraços!

    ResponderExcluir