sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Estimulando a criatividade e o hábito da escrita - Concursos de redação nas escolas

Uma frase antiga, mas ainda eficiente em muitos casos, afirma que "quem lê muito e bem, possui maior facilidade e eficácia na escrita". É quase que universal reconhecer a importância de se ter uma boa e fluente escrita para conseguir maiores oportunidades no universo acadêmico e no mercado de trabalho.

Porém, por quantas vezes muitas pessoas se deparam com um papel em branco, em diversas situações (seja numa prova de concurso ou vestibular, seja para postar num blog ou para apresentar um projeto aos cargos superiores), e começam a se perguntar: o que eu posso escrever aqui? Como começar meu texto? Como passar a minha mensagem de maneira coerente e simples de ser entendida por qualquer indivíduo?

Estas perguntas e o próprio hábito de ler e de se escrever periodicamente precisam ser despertados ainda desde a infância, como relata Adriana Aparecida Cassiano no texto O prazer de ler: o incentivo da leitura na educação infantil, seu Trabalho de Conclusão do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Londrina (2009, p. 11):

"Assim como a escrita, a leitura requer um contínuo exercício. Somos produtos de vivências e interações com o meio no qual estamos inseridos neste contexto social.(...) a leitura é um processo a ser praticado desde a tenra infância, e essa prática deve estar presente no início da vida escolar, o primeiro contato estruturado por uma metodologia prazerosa, ligada com seu desenvolvimento natural.".

Um exemplo de valorização da leitura, da escrita e da criatividade desde a infância são os concursos de redação que são organizados em várias partes do Brasil por diversas empresas. Neste post, será feita uma descrição do concurso promovido pela TV Tem, afiliada da Rede Globo que abrange várias regiões do estado de São Paulo (Bauru, Sorocaba, São José do Rio Preto e Itapetininga).

Segundo o site oficial do evento, o concurso tem o objetivo de incentivar estudantes de 1ª a 8ª séries a criarem o hábito da leitura e da escrita, através da abordagem de temas atuais. A iniciativa conta com o apoio das Diretorias Regionais de Ensino envolvidas e oferece prêmios aos alunos e professores.

Neste ano de 2010, o tema escolhido foi "S.O.S Planeta Terra", que poderia ser abordado de quatro maneiras: relato de experiência vivida, desenho, carta pessoal e artigo de opinião. As premiações às melhores redações e desenhos ocorreram no final de setembro, quase um mês depois do término das inscrições.

Pode-se ver, pelas centenas de redações enviadas, que o projeto é recebido de maneira positiva por alunos, pais, professores e diretores de escola, e isso é benéfico para as duas partes: há maior valorização da leitura e, em contrapartida, também a consolidação da imagem da emissora neste setor, algo parecido com o Jornal da Cidade, já discutido aqui mesmo no blog. É a educomunicação começando a fazer a diferença nas empresas e na sociedade.

2 comentários:

  1. Que legal. Eu cheguei a participar de um concurso desses aqui em Ribeirão e cheguei a ser classificado mas perdi feio. Eu sou unespiano e tenho um blog tb. Mas pasmem sou da engenharia, hehehehehe. Fica aqui o endereço http://edu.granados.com.br é só bobagens. hehehe. Bjus e parabéns pelo blog.

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  2. Gostei, pena que na infância não valorizava isso..Hoje pelo menos corro atrás

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