segunda-feira, 25 de outubro de 2010

É hora da comunicação animada! - Uso de charges como reflexos da sociedade

Todos os dias, milhares de informações (relevantes ou não) são passadas e repassadas em e para todo o mundo através, principalmente, da televisão e da Internet. A repercussão dos fatos se dá, muitas vezes, de maneira quase que imediata, graças ao advento das mídias e redes sociais, e pode ser traduzido de muitas formas e para muitos modelos. No post de hoje, será abordado uma destas formas de se repercutir uma notícia, uma expressão ou uma pessoa marcante (tanto positiva quanto negativamente): o uso das charges.

Antes de se ver alguns casos interpretados sob a ótica dos desenhos, é necessário entender como foi o surgimento desta prática. Desde antes de 1865, com a fundação do Diabo Coxo (primeiro jornal brasileiro de caricaturas), estas charges (antes denominadas de caricaturas) serviam para mostrar a realidade de maneira às vezes engraçada, às vezes reflexiva, mas sempre mostrando fatos atuais e relevantes para o contexto da época.

Esta repercussão pode ser melhor explicada tomando como referência o artigo As Manifestações Polifônicas e Intertextuais da Charge Jornalística e Sua Atuação Sobre a Vida do Brasileiro - Uma Análise da República Velha e do Lulismo, escrito por Mariane Frascareli Lelis, apresentado no XXI Congresso de Iniciação Científica da UNESP (2009, p. 1):

"Também é importante a repercussão desses fatos vista através das charges, uma vez que o enunciador/chargista leva o enunciatário/leitor a ter uma visão crítica a respeito do acontecimento; mediante a sátira, cuja finalidade, ao provocar o riso, é a de obter a adesão do enunciatário."

As charges, que antes eram exibidas somente em jornais impressos e na televisão, começaram a ter o seu espaço ampliado na Internet, através de vários sites especializados, dentre eles o Charges.com.br. Segundo o release disponível no site, o trabalho do cartunista Maurício Ricardo começou em fevereiro de 2000, com o objetivo de juntar a "agilidade da charge impressa de jornais, os recursos de multimídia e interatividade da Internet, num resultado pioneiro no Brasil.".

Desde então, o site mostra, todos os dias, os fatos mais recorrentes do notíciário de forma crítica e divertida, seja com charges comuns ou com as "Charges-Okê", em que personalidades nacionais e internacionais cantam paródias de músicas conhecidas. Uma das mais votadas no site mostra o humorista Tiririca, recém-eleito para a Câmara dos Deputados com a maior votação do Brasil, cantando uma paródia de sua própria música Florentina e explicando o tal do quociente eleitoral, que beneficiou outros parlamentares de seu partido nas eleições.



Este site conseguiu também ultrapassar a fronteira da Internet e chegar à televisão, com a atuação do cartunista satirizando as edições do Big Brother Brasil e produzindo charges para o programa Esporte Espetacular, ambos da Rede Globo.

Outro site especializado em charges é o AnimaTunes, nascido em 2007 de uma brincadeira entre dois amigos: Baltazar Paprocki e Mike Mattos. Segundo o espaço dentro do site para a imprensa, "Os dois irrequietos sócios já trabalhavam com humor no rádio, na publicidade e na Internet e iniciaram, sem nenhuma expectativa, um projeto web para veicular os trabalhos desenvolvidos em parceria."

O ponto forte do site, mesmo com atualizações a cada dois dias, é a interatividade com os internautas e a participação da dupla na concepção de charges para o programa esportivo Jogo Aberto, da Rede Bandeirantes de Televisão, como a sátira da troca constante de treinadores no Campeonato Brasileiro, utilizando aspectos do filme Tropa de Elite, e que foi exibida em 13 de outubro de 2010.



Pode-se afirmar, com estes dados, a importância de se comunicar uma ideia ou uma visão de mundo através das charges e o uso destes desenhos pode ajudar a reforçar o senso crítico de muitos indivíduos através de vários elementos discursivos, como intertextualidade e polifonia, e ainda mostrar uma imagem mais lúdica dos principais fatos ocorridos no Brasil e no mundo.

2 comentários:

  1. Olá, Maíra!

    Achei muito interessante você abordar o assunto "charges" no seu blog, mesmo porque trata-se de um tema pouco comentado, não sei se por falta de conhecimento/interesse ou por não ser levado muito a sério.
    Agradeço pelo reconhecimento e referência do meu trabalho de Iniciação Científica. É muito bom poder contribuir para a geração de conhecimento e para a informação de uma forma geral!

    Sucesso sempre!!!

    Beijos,
    Mariane.

    ResponderExcluir
  2. Mariane,

    Obrigada por visitar o blog e por incentivar o estudo de uma área tão interessante, porém não tão valorizada como deveria!

    Beijos,

    Maíra

    ResponderExcluir