segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Conexão humana 24 Horas online: é viável? - Comercial Claro

Nesta primeira década do Século XXI, uma das mudanças mais significativas em relação à comunicação foi o aumento exponencial da velocidade de compartilhamento das informações, principalmente com a popularização do uso da rede mundial de computadores (Internet) e das mídias e redes sociais, como Orkut, Facebook, Twitter, entre outras.

As atualizações de programas, notícias, sites e até mesmo do status das pessoas, muitas vezes, obrigam os indivíduos a se conectar em tempo quase que integral às mídias para não ser "passado para trás", principalmente quando se trata da Internet, como expressa Ildemar Egger Júnior, em seu artigo Da necessidade da utilização da Internet no mundo moderno:

"Ou você é alguém@algum_lugar.com ou você não é ninguém. Não nos cansamos de repetir esta afirmação feita pelo executivo da Novell para expressar a real e notória necessidade das pessoas estarem conectadas com este mundo virtual, aparentemente complicado, porém com um enorme potencial que nos parece difícil ser explicado."

Sabe-se que a Internet é muito importante para o desenvolvimento de indivíduos e grupos durante estas últimas décadas. Mas até que ponto se faz necessária a conexão ininterrupta (que pode se tornar viciante) em sites e plataformas online, em detrimento, na maioria das vezes, dos relacionamentos interpessoais e da comunicação offline? Qual é o verdadeiro grau de importância destas duas vertentes?

Um comercial a ser discutido, baseado nas discussões acima, se chama Backgrounds, criado pela agência Ogilvy&Mather para a operadora de telefonia celular Claro, que estreou no último dia 30 de setembro.



Neste comercial, o produto a ser vendido é um pacote de acesso a Internet que daria acesso grátis e ilimitado pelo prazo de um ano às redes sociais e mostra as vantagens em estar conectado em tempo integral através dos personagens Paulo, Camila e Ana: saber que certa pessoa vai jantar (no caso da Camila sobre Paulo), ter uma repercussão e respostas sobre quem vai a este encontro, utilizando o Twitter (como Paulo, que recebeu "um monte de reply"), receber um aviso do chefe para comparecer a uma reunão na mesma hora do encontro (como Ana) e postar em tempo real as fotos do jantar.

O objetivo deste comercial é mostrar as vantagens em se estar conectado em tempo integral às mídias. Porém, esta comunicação é feita de maneira solitária em quase todo o vídeo, à exceção do encerramento, em que os amigos estão juntos no jantar; mesmo assim, a personagem segura o celular e, ao mesmo tempo em que interage com as pessoas, continua conectada ao mundo exterior. Esta busca pela perpétua conexão é discutida no artigo Internet e Cultura: um novo olhar, veloz e voraz, escrito por Wilson de Oliveira Souza:

" (...) a informação pode provocar dependência. Essa busca desesperada pode estar gerando uma crise desencadeada por excesso de informação. (...). É a saturação comunicacional, que é tão perigoso quanto a carência de informação. Nos Estados Unidos já estão surgindo estudos par tratar do caso, que já fez nascer o profissional do conhecimento, cuja tarefa é ajudar no manuseio e tratamento da enxurrada de dados disponíveis (...)."

Com isso, pode-se refletir acerca de como se pode balancear os relacionamentos on e off, que estão e estarão sempre presentes na vida de muitos indivíduos, para que não haja uma dependência crônica em relação ao tempo gasto com as mídias, principalmente com o computador. Para ilustrar este encerramento, um vídeo feito por alunos da IESB falando sobre os efeitos positivos e negativos da Internet.

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