quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Modismo, saudade ou saudosismo? - Voltando a ser criança no Twitter

Ontem, dia 12 de outubro, foi comemorado em todo o Brasil o Dia da Criança, que, pelos dados do site Mundo Estranho teve sua origem em 1924 graças ao deputado Galdino do Valle Filho, que escolheu este dia por conta de ser a mesma data da descoberta da América, o "Continente-Criança" na visão européia. Porém, este dia só começou a chamar a atenção do público nos anos 60, através de uma ação promocional da fábrica de brinquedos Estrela, culmnando num aumento da venda destes produtos no mês de outubro, o que consolidou a comemoração deste dia no calendário.

Enquanto muitas crianças aproveitam a data para ganhar muitos presentes e se divertir (há de se falar que outras sofrem por não ter condições de receber um brinquedo), os adultos aproveitam o dia para tentar, ao menos por algum tempo, voltar a ser criança e recordar momentos especiais desta fase da vida, mesmo que seja na esfera online.

Nas primeiras semanas de outubro, o que se viu na rede de microblogs Twitter foi, além da já esperada menção da hastag #diadacriança (ou variantes) nos Trending Topics do dia, uma "invasão" de fotos de crianças nos perfis, como alguns famosos fizeram; até mesmo os presidenciáveis aderiram à moda, mudando suas fotografias no perfil e postando momentos com as crianças.

Vendo a grande adesão dos usuários à troca das fotos do perfil pelas do tempo de criança, é necessário fazer uma reflexão e tentar achar os motivos para esta atitude, o porquê de mostrar recordações dos tempos da infância. Seria apenas modismo, divulgação de fotos "engraçadas" ou "fofas", saudade ou saudosimo deste período da vida que não volta mais?

Pode-se dizer que cada indivíduo teve o seu motivo para participar deste "movimento"; o que é interessante discutir, além da enumeração de hipóteses para isto, é a mudança da visão do sujeito-criança na sociedade atual. Como explica Marta Regina Furlan, no artigo A construção do "ser" criança na sociedade capitalista, pertencente à revista eletrônica Terra e Cultura (2004, p. 5), a identidade e o comportamento dos pequenos mudou com a ebulição da Revolução Industrial:

"Desde a revolução industrial, a sociedade tem-se deixado seduzir pelas idéias de utilidade, produtividade e lucro, passando a identificar como fundamentais o tempo e o dinheiro. Vive-se definitivamente regulado pelo incessante “tic-tac” do relógio. (...).
A criança no mundo moderno se depara também com a pressa, a rotina, a tensão, com colegas vivendo na rua, com o trabalho infantil, a erotização, a prostituição; sendo objeto de consumo, convive também com o apressamento da infância, empurrada e seduzida cada vez mais para o futuro – o mundo adulto."

Com essa sensação de que o tempo está passando mais rápido, agravada muitas vezes pelos meios de comunicação, o mundo adulto se apresenta às crianças mais rapidamente do que o natural, podendo não dar tempo de se resolver complexos e de se completar fases provenientes desta fase da vida (como o Complexo de Édipo ou as outras fases de desenvolvimento descritas por Freud, para citar a área psicológica). E é aí que pode entrar o saudosismo da infância, ou seja, o discorrer de elogios somente a esta etapa da vida, e então se aproveita a data do dia 12 de outubro para relembrar algumas brincadeiras e atitudes feitas quando as pessoas eram crianças.
 
Para encerrar, um vídeo que mostra esta comemoração do Dia da Criança pelos adultos, através de uma reportagem da GazetaOnline, postado no dia 06 de outubro:
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário