sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Estratégia de coração - Comunicação comunitária no Movimento Saúde

Uma das vertentes em que os profissionais de comunicação, incluindo os Relações Públicas, podem atuar é servindo à comunidade em que se vive, ou seja, gerindo e efetivando a chamada comunicação comunitária.

Quando se observa o artigo Comunicação comunitária: Uma revisão dos conceitos fundamentais, de Antonio Carvalhal, apresentado no INTERCOM de 2007 (p. 4), pode-se perceber que "a mídia convencional (...) continua exercendo suas atividades de modo com que se crie uma diferença entre o mundo retratado pela mídia e o mundo que as pessoas vivem, criando então uma cultura da mídia". Ou seja, é necessário, na visão do autor, que a comunidade (e, por consequência, a mídia) possa mostrar, de maneira menos fantasiosa e mais realista, as realidades presentes na vida da população.

Dois grandes exemplos de como esta forma de comunicação é realizada são os programas Movimento Saúde (logo está embaixo) e Dia de Alerta sobre o uso excessivo do álcool, ambos feitos pela PROEX (Pró-Reitoria de Extensão Universitária) - UNESP no mês de outubro, que possuem o objetivo de conscientizar a comunidade para que se tenha uma maior qualidade de vida, com a prática de exercícios e a moderação em relação ao consumo de bebidas alcoólicas.

Os programas são feitos desde 2006, e surgiram devido a uma necessidade do público. Segundo a pró-reitora Maria Amélia Máximo de Araújo, em matéria veiculada na época, no ano de 2005 os casos de doenças cardiovasculares, como hipertensão, e de pessoas obesas e com sobrepeso aumentaram em torno da comunidade. “Formamos, então, uma comissão que elaborou atividades e informações para reverter esse quadro”, disse a reitora.

Várias intervenções foram e são feitas através destes projetos (mediados por alunos, professores e profissionais), como medição de glicemia, avaliações físicas e psicológicas, distribuição de panfletos informativos e preenchimento de questionários, além da distribuição de sorvetes aos que contribuem com os projetos. No ano de 2010, os eventos aconteceram no dia 05 de outubro, em vários campus da UNESP, como Bauru, Marília, Botucatu e Ourinhos, por exemplo.

O que se pode dizer destas intervenções, frutos da Comunicação Comunitária é que elas contribuem para que os olhos e a consciência comunitárias se abram a uma reflexão acerca do sedentarismo e ao consumo excessivo de álcool, tão disseminados na sociedade, muitas vezes pelos meios de comunicação, e praticar a responsabilidade social, propondo mudanças culturais e comportamentais e se relacionando com as comunidades residentes próximas a cada campus da UNESP.

P.S: Gostaria de agradecer a todos que torceram por mim e comunicar que virei bixete de novo. Calma, não abandonei o curso de Relações Públicas: eu fui chamada no processo seletivo do blog OCappuccino e serei uma das colaboradoras do blog. Aproveito para agradecer a equipe do blog, pela confiança e pela oportunidade, e prometo me empenhar para trazer sempre assuntos interessantes e pertinentes ao campo dos Relações Públicas. OBRIGADO a todos, mais uma vez!

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