quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Relações Públicas é curso de primeira categoria, sim!

Nas primeiras horas do dia 20 de outubro, o universo brasileiro das Relações Públicas foi assombrado com uma entrevista concedida pelo professor João Manuel Cardoso de Mello, fundador da FACAMP e da UNICAMP, sobre perguntas feitas frequentemente durante palestras ministradas por ele aos diversos grupos de vestibulandos. Dentre as perguntas, houve uma declaração, no mínimo, infeliz por parte do professor. Acompanhe a pergunta e a resposta abaixo (grifos nossos):

Escolhida a área, qual é o passo seguinte?
JM – Obtenha uma primeira informação sobre cada uma das profissões que integram a área que você escolheu. Você poderá, então, eliminar profissões para as quais você manifestadamente não tem vocação. Ou profissões claramente me-nos valorizadas no mercado de trabalho. Procure escolher profissões sólidas. Evite cursos de segunda categoria, pouco valorizados no mercado de trabalho. Por exemplo: Turismo, Relações Públicas e Hotelaria. Faça primeiro Administração e se especialize depois em Administração Hoteleira. Faça Geografia e depois se especialize em Turismo. Segundo conselho: procure escolher profissões que estejam em ascensão. Por exemplo: na área das engenharias, é notório que o engenheiro generalista, o Engenheiro de Produção, ganha crescente importância.

Depois desta declaração, ainda na madrugada, os twitteiros de Relações Públicas e de outros cursos se revoltaram com o episódio, causando uma grande repercussão no Twitter e gerando posts em blogs conceituados, como o OCappuccino, por exemplo. E um problema maior: a faculdade, até quando este post foi finalizado, ainda não se retratou acerca dessa declaração, talvez por faltar realmente um profissional de Relações Públicas para gerenciar esta crise de imagem da faculdade. Já a Associação Brasileira de Relações Públicas - São Paulo (ABRP-SP) postou uma nota em seu blog lamentando os comentários do professor.
 
Acredita-se que a entrevista já se compromete no seu próprio título: Pesquise sua vocação. Certamente é necessário pesquisar o que cada profissão exerce, quais são os atributos necessários para cada uma, porém a palavra vocação vem do latim vocare, que significa "chamamento, ato de chamar", e é uma voz interior, da alma (pra quem acredita, é um pedido de Deus), que nenhum Google vai conseguir emitir.
 
O segundo (e pior erro) é em relação a desvalorização das profissões sublinhadas, algo que os próprios guias de profissões desmentem. Talvez o professor não tenha lido um estudo feito nos Estados Unidos que aponta as Relações Públicas como uma das profissões do futuro. Veja um trecho importante da reportagem:

"A única profissão da área de humanas listada pelo Instituto do trabalho dos Estados Unidos é a carreira de Relações Públicas. "Num país onde o código do consumidor é o mais sério do mundo, as empresas precisam aprender a se relacionar com eles", diz o coordenador do curso de Relações Públicas da Fundação Cásper Líbero, Júlio Barbosa.
Ele acrescenta que as empresas, além de vender produtos, precisam fidelizar seus consumidores, e isto se dá com estratégias de apoio ao marketing, ações junto aos funcionários e a comunidade onde a empresa está inserida."

Isto mostra claramente a grande importância do profissional de Relações Públicas, tanto nas empresas quanto em ambientes públicos, e todo este episódio desenhado hoje pode nos servir de lição: não se deve deixar de se indignar com as situações que acontecem e que interferem, de forma direta ou indireta, na vida de cada indivíduo. E para o professor que talvez nem saiba o que é Relações Públicas, o pessoal da UNIFAMMA (Faculdade Metropolitana de Maringá) explica:

5 comentários:

  1. Nem deveriamos dar tanto IBOPE para tal professor, mas legal avisar a galera que RP não é trouxa

    ResponderExcluir
  2. Adoro pensar que de um limão é sempre possível fazer uma limonada (ou, até mesmo, uma caipirinha). O episódio demonstra que, infelizmente, ainda temos muito o que fazer no sentido de valorizar nossa profissão. No entanto, a valorização da atividade é clara. Um exemplo bem simples: a tão apregoda governança corporativa só é verdadeira quando alicerçada nas práticas de relacionamento com stakeholders. Parabéns pelo post. São atitudes lúcidas e não passionais que contribuem para o esclarecimento.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Maíra,

    Parabéns pelo texto! Uma boa reflexão. Veio a complementar o texto que fiz para o OCappuccino.
    Abraços,
    @alexandre_amc

    ResponderExcluir
  4. Gente, muito obrigada pelos comentários!

    Galofero, você tem toda razão... depois desta infeliz entrevista, quem perderá IBOPE será ele, pode ter certeza!

    Gisele, pela repercussão do assunto nas mídias sociais, a limonada já saiu!

    Alexandre, se não fosse a coragem sua e a do OCappuccino de levarem este assunto à tona, este post não sairia... Parabéns pela coragem e pelos argumentos!

    Orgulho de ser RP sempre!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Maíra
    Parabéns pelo conteúdo do texto, pela agilidade na manifestação e, sobretudo, pela iniciativa de assumir um posicionamento claro e argumentativo em seu blog. Nossa indignação fica menor ao perceber a força da classe.
    Um abraço,
    Gilceana Galerani

    ResponderExcluir