Claramente, é louvável que estas ideias surjam na Internet, porém, não se pode desperdiçá-las limitando o seu alcance apenas ao universo on-line, ao virtual. Apesar de este ser um cenário interessante para que estratégias desse tipo sejam feitas, o engajamento em relação a uma causa qualquer precisa extrapolar as barreiras do virtual para se tornar real, físico, palpável, realmente transformador.
Mas quais são as barreiras para um maior engajamento das pessoas, tanto em meios virtuais, como na esfera offline? Uma das visões sobre este assunto está presente no artigo O avanço da democracia digital e a ampliação do espaço público: realizações e obstáculos, de Danilo Rothberg e Maria Teresa Miceli Kerbauy (artigo online, grifo nosso):
"'As barreiras a um maior engajamento online dos cidadãos na formulação de políticas são culturais, organizacionais e constitucionais, não tecnológicas. A superação desses desafios vai requerer esforços maiores para elevar a conscientização e a capacidade tanto dentro dos governos quantos dos cidadãos' (OCDE [Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico], 2003: 9). Entre os esforços já empregados, estão campanhas de comunicação nos meios tradicionais e eventos em locais estratégicos para incentivar a participação; (...). Por fim, um feedback detalhado de como as contribuições serão aproveitadas em determinada formulação legal ou de política pública figura como um dos mais eficientes meios de incentivo. Se o cidadão percebe que seu input conta no processo, recebe o melhor estímulo."
E como alcançar este objetivo? Para os criadores do projeto, é simplesmente doar um ovo de Páscoa a alguém (amigo, parente ou um completo desconhecido), postar no perfil do Twitter ou do Facebook com a hashtag #doe1ovo e, por fim, comentar a sua experiência no próprio site da campanha, no prazo entre 14 e 24 de abril (domingo de Páscoa). Além de um espaço para comentários, o endereço ainda traz formas de promover a ação, tanto na esfera online (banners e avatares), quanto na offline (cartazes para se afixar em universidades, empresas).
Lucas Moreira, um dos integrantes da agência, relata por e-mail que o projeto não é vinculado a nenhuma empresa ou produto, mas somente à ação social por si, e que a proposta já conta com o engajamento de dezenas de personalidades das redes sociais, espalhando a ideia de que "o contato físico ainda é um importante elo nos relacionamentos entre as pessoas."
Este projeto, como já dito, é um dos grandes exemplos de como um engajamento online pode ser também uma fonte para o resgate desta mesma iniciativa fora da rede mundial de computadores, promovendo, assim, a intensificação das relações interpessoais.
Tome Nota I: O RPitacos avisa que não terá postagens na Sexta-Feira Santa (dia 22 de abril), retornando às atividades normais na segunda feira, dia 25, com os votos de uma Feliz Páscoa!
Tome Nota II: Está chegando o aniversário de 1 ano do RPitacos, comemorado no dia 04 de junho! O blog está aberto a parcerias para esta comemoração. Quem se interessar, mandar um e-mail para rpitacos@yahoo.com.br ou avisar via Twitter. Participe desta comemoração! #RPitacos1ano
Nenhum comentário:
Postar um comentário