quarta-feira, 27 de abril de 2011

Relações Públicas e Pesquisa de Opinião - Especial #RPitacos1ano

Ouve-se, por muitas vezes durante o dia, pessoas dizendo que foram, estão ou irão fazer pesquisas a respeito de algum assunto, seja para conhecimento e usufruto próprios, seja para trabalhos acadêmicos ou profissionais. Em alguns casos, estas pesquisações exigem que o agente se utilize de questionários e/ou de entrevistas mais complexas para poder alcançar considerações específicas a respeito. Ou seja, nessas ocasiões, ouvir a opinião dos públicos é de fundamental importância.

Uma das principais funções do profissional de Relações Públicas é justamente compreender as opiniões das pessoas e tentar relacioná-las com a realidade a ser discutida, não de maneira mecânica, mas com uma visão estratégica, como afirmam Maria Amélia Miranda Pirolo e Marcos Alexandre Bazeia Fochi no artigo A pesquisa de opinião: o "ver" e o "fazer" do Relações Públicas, apresentado no XXIV Congresso Anual em Ciência da Comunicação, Campo Grande, MS (2001, p. 04):

"Para um profissional que tem a pesquisa de opinião como uma de suas funções o relações públicas deve ter no seu aprendizado algo mais do que o desenvolvimento de uma técnica pois, para ele a pesquisa é estratégia desde o momento da identificação da necessidade, durante o seu desenrolar e principalmente na interpretação dos resultados e definição das ações a serem desenvolvidas."

Dado este contexto e, a partir dele, o blog RPitacos abre oficialmente as comemorações do seu primeiro aniversário querendo justamente ouvir você, leitor: suas opiniões, críticas e sugestões são muito importantes para o desenvolvimento desta ferramenta de comunicação que visa discutir assuntos relevantes sob a ótica comunicacional, enfim, repensando o mundo e tentando fazer a sua parte para mudá-lo.

A pesquisa de opinião anexada abaixo (se ela não abrir, também está disponibilizada neste link) é simples e rápida de ser respondida, e está em atividade desde a última segunda feira, dia 25 de abril. Participe e venha repensar o mundo conosco!

Nenhum comentário:

Postar um comentário