quarta-feira, 6 de abril de 2011

Comunicação, memória e tradição se complementam? - Ação publicitária da Pirelli

Na semana passada, este blog mostrou algumas dimensões da memória, ou seja, como que a memória pode ser pensada (como fundamento da tradição e conservação de sentidos e identidades ou como algo reflexivo) e foi utilizada a declaração do deputado Jair Bolsonaro como exemplo de aplicação destes conceitos na esfera comunicacional.

Hoje, este post mostra mais um exemplo claro de como a utilização do sentido de memória como conservação das tradições de uma cultura pode ser bem utilizado para propagar uma marca e associar a imagem desta com sentimentos e pensamentos positivos, através de uma ação publicitária promovida pela fabricante de pneus Pirelli. Antes de especificá-la, porém, algumas considerações e contextualizações precisam ser feitas.

No mês de junho de 2010, a montadora em questão foi eleita como a fornecedora oficial e exclusiva de pneus, por um período de três anos (2011-2013), de importantes competições automobilísticas, dentre elas a Fórmula 1. Esta exclusividade pode ser uma grande alavanca para tornar a comunicação corporativa mais eficiente, segundo o release já citado:

"A Pirelli planeja fazer importantes investimentos em comunicação corporativa, para aproveitar ao máximo a visibilidade e a tecnologia de ponta que anda de mãos dadas com o fornecimento à Fórmula 1, com a utilização de recursos e orçamento que já haviam sido reservadas para esta finalidade.
Esta campanha de comunicação contribuirá principalmente para dar suporte ao crescimento da Pirelli em mercados emergentes: América Latina, Oriente Médio e região Ásia-Pacífico, que são áreas frequentemente visitadas pela Formula 1."

Por falar em América Latina, um dos países com maior tradição na chamada principal categoria do automobilismo é o Brasil. Vários campeões de Fórmula 1 nasceram no país, como Emerson Fitipaldi, Nelson Piquet e Ayrton Senna. Além disso, Rubens Barrichello é, atualmente, o piloto mais experiente da história da categoria, disputando sua 19º temporada consecutiva. Ao lado dele, Felipe Massa é o outro representante brasileiro na temporada 2011 da competição (Massa que quase conseguiu ganhar o título mundial em 2008, ficando a apenas um ponto do inglês Lewis Hamilton).

Aproveitando esta tradição brasileira na Fórmula 1, a montadora decidiu realizar uma ação publicitária nas ruas de São Paulo (descrião do case com informações do Blog Mídia8!), inserindo nas ruas pilotos com capacetes e macacões de corrida da marca, com o lema "A emoção está de volta", justificado pelo fato de que a Pirelli desenvolveu pneus que teriam uma menor durabilidade, o que forçaria os carros a fazerem mais paradas nos boxes e levaria, consequentemente, a uma maior troca de posição dos pilotos, inserindo uma maior emoção às corridas e, com isso, a uma disputa mais acirrada dos títulos de pilotos e construtores. 

Como ver pilotos de corrida uniformizados em pleno local público, muitas vezes, não faz parte do cotidiano, muitas pessoas tiraram fotos desta situação e repercutiram o fato entre seus amigos. Num ponto específico do Viaduto do Chá, os pilotos se encontraram e, em plena rua, houve uma apresentação musical da Orquestra Furiosa, tocando o famoso Tema da Vitória, idealizado pelo maestro Eduardo Souto Neto e gravada originalmente com a participação do grupo Roupa Nova, que ilustra as vitórias brasileiras na Fórmula 1 desde Nelson Piquet. Porém, a música é mais lembrada e emociona mais por embalar as conquistas do saudoso Ayrton Senna. O vídeo desta ação, com mais de 150 mil visualizações, está disponível a seguir.


Para reforçar esta mensagem, além da criação da hastag #AEmocaoEstadeVolta no Twitter, há ainda um site exclusivo para esta ação, mostrando os comentários das pessoas no próprio endereço eletrônico e no Twitter, além do vídeo principal da campanha e de um link explicativo sobre os pneus da Fórmula 1, apresentado pelo personagem Dr. Pirelli.

Pode-se perceber, a partir desta descrição, como é que os estudos da memória podem explicar a criação deste vídeo, conservando a tradição da representatividade brasileira na categoria e incentivando uma torcida maior para os pilotos locais, mesmo sem títulos desde 1991. Ao mesmo tempo, a marca consolida uma identificação com o público brasileiro e mostra uma imagem sensível à cultura e às paixões locais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário