segunda-feira, 2 de maio de 2011

Políticas de fidelização do público interno - Casamento real no Domingo Legal

Existem muitas estratégias de comunicação, muitas ações promocionais, que possuem o objetivo de valorizar o público externo das organizações, fazendo-o cada vez mais fiel às marcas, às empresas que oferecem estas promoções. Não se pode negar a grande importância de se fazer estas políticas, já que a consolidação da imagem da empresa como um organismo que pensa também "fora da caixa registradora" é fundamental para o sucesso desta.

Mas o público interno também precisa ser motivado e valorizado para poder desempenhar, de forma comprometida, determinada e - por que não? - apaixonante, suas funções, podendo considerar seu local de trabalho como uma "segunda casa", como defendem Liana Estela Merladete de Souza e Maria Ivete Trevisan Fossá no artigo Comunicando com Relações Públicas – uma proposta de comunicação estratégica para o fortalecimento do comprometimento organizacional (2006, p. 11):
 
"A “casa” como é denominada a empresa por muitos, faz parte não só da vida profissional dos empregados, como também da pessoal. Retribuir esse apego e esse compromisso com os objetivos da organização é mais do que valorizar os funcionários, é envolvê-los no processo e oportunizar mecanismos concretos para que a imagem favorável da empresa perante o seu público interno seja, além de mantida, também fortalecida."

Um caso interessante e que pode exemplificar esta "retribuição de apego" citada pelas autoras ocorreu na tarde do último domingo, dia 1º de maio, foi a realização de um casamento surpresa ao vivo no palco do programa Domingo Legal (SBT), influenciado pelas mundialmente vistas e comentadas núpcias do príncipe inglês William e da, agora, duquesa Kate, que foram celebradas nesta última semana.

Não é uma grande novidade o fato de alguns casamentos (geralmente, de surpresa, sem cúmplices - como o caso a seguir - ou com a cumplicidade do noivo ou da noiva) serem celebrados ao vivo em programas de televisão, sob os mais diversos ritos (católicos, protestantes, anglicanos, entre outros).

Um grande diferencial visto neste feriado do Dia do Trabalho foi em relação aos protagonistas desta supresa: uma funcionária da emissora, responsável há 12 anos por coordenar as platéias dos programas de auditório, e um estagiário do SBT que foi efetivado no próprio palco da atração, como uma das supresas preparadas aos recém-casados.

Os dois não tinham condições para arcar com todas as despesas que um casamento exige e ainda a mulher está grávida de 4 meses. Por estas condições e, segundo os outros funcionários ouvidos no decorrer do programa, pelo bom desempenho nas funções designadas, o Domingo Legal realizou este casamento supresa sem cúmplices, ou seja, ninguém sabia que iria casar naquele domingo.

O estagiário estava envolvido, sim, na montagem de um casamento inesperado, porém pensava que era para outro noivo (inclusive, ele ficou trancado com o ator durante cinco horas num camarim). Já a sua futura esposa imaginava que iria substituir, no palco, uma modelo grávida num suposto desfile de vestidos de noiva, já que maio, tradicionalmente, é conhecido como o mês das noivas. Somente no palco é que o apresentador Celso Portiolli revelou que os dois iriam ganhar um casamento do programa. Mas não foi só isso: viagem de lua-de-mel, móveis e um novo apartamento foram ofertados ao casal.

Infelizmente, o vídeo completo deste momento ainda não foi postado na Internet e as únicas imagens encontradas até agora foram filmadas, provavelmente, por amigos de uma integrante da Banda Fox, que tocou na cerimônia realizada num espaço fechado, montado atrás dos estúdios do SBT.



O que vale ressaltar, neste caso (um evento interno que se tornou externo graças à mídia e a um planejamento feito pela produção do programa), é o impacto que esta ação deixou (e deixará) na história de vida deste novo casal, tornando-a, assim, uma grande alavanca de fidelização destes integrantes do público interno à organização e do fortalecimento de uma imagem positiva no que diz respeito ao tratamento dado pelo SBT aos seus funcionários.

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