sábado, 7 de maio de 2011

Primeiras emissoras de comunicação para com os filhos - Homenagem Dia das Mães

A cada dia de vida, muitos indivíduos dialogam com outras pessoas acerca dos mais variados assuntos, pessoais ou profissionais. Mas, em algum momento, já se parou num instante para pensar quem foi a primeira pessoa a ouvir os choros, as risadas, enfim, o primeiro receptor das comunicações do ser humano?

Sim, realmente é a nossa mãe quem se torna a primeira receptora de nossos gemidos. E o dia destinado especialmente a essas mulheres tão especiais está próximo, justamente em 08 de maio. Para os comerciantes, a data se transformou num "segundo Natal" e, sempre na semana anterior ao primeiro domingo de maio, os meios de comunicação mostram reportagens especiais abordando o movimento das lojas e trazendo dicas de presentes para a data. A reportagem a seguir que ilustra esta realidade é do Jornal da Gazeta e foi exibida no dia 30 de abril de 2011.



Em paralelo com este foco no aumento de vendas, várias empresas tentam mostrar, em seus comerciais e em estratégias específicas de comunicação, o lado mais emocional da data, relacionando momentos emotivos entre mães e filhos com a utilização de seus produtos e/ou serviços.

Um exemplo clássico da prática desta interrelação está na marca de refrigerantes Coca-Cola, que inovou ao trazer dois comerciais especialmente feitos para esta data. Um deles mostra a vida cotidiana da chamada "rainha do lar" na cozinha, preparando os alimentos, brincando com os filhos (num gesto de carinho) e oferecendo Coca-Cola como a bebida que acompanha os pratos, além de mostrar uma atitude supostamente típica das mulheres (um estereótipo, pode-se dizer) de ir ao "mercadinho" e participar da ação Coca-Cola retornável.

Já o outro comercial, este bem mais repercutido na Internet, tem a participação do ator Wagner Moura mostrando uma outra faceta artística além da atuação: como vocalista da banda Sua Mãe (nome dado para homenagear as progenitoras dos integrantes do grupo), criada em 1992 pelo ator, na época em que cursava Jornalismo na Universidade Federal da Bahia. Segundo o site oficial da banda, o estilo adotado é uma grande mistura de influências músicais que tem o objetivo de lembrar as raízes históricas de seus integrantes.

"Sua Mãe então era quase uma banda cover do Cure. “Quase” porque o gosto pelo rock inglês era apenas metade da história, e é aí que está o barato da coisa. O pessoal também curtia Reginaldo Rossi, Amado Batista, Márcio Greyck, Odair José e, last but not least, Roberto Carlos. Era a música que os pais de Wagner, por exemplo, ouviam no interior da Bahia. Era a música que, de certa forma, começara a sua educação sentimental. Os ingleses a completaram. Tudo fazia parte, então, de um mesmo processo, de um mesmo universo poético."

Com esta miscelânea de estilos, a banda, em 2009, gravou algumas vinhetas musicais para o canal MTV e as disponibilizou num blog oficial, atualizado pela última vez em 23 de fevereiro de 2010. Neste ano, a banda volta à mídia protagonizando o comercial da Coca-Cola, exercendo uma nova roupagem (e, em alguns momentos, adaptando a letra original) sobre a música "Outra Vez", sucesso na voz de Roberto Carlos. Esta versão a seguir é a música inteira (existe outro vídeo de um minuto deste mesmo comercial, provavelmente voltado para a televisão) e é interessante reparar que a marca não aparece de forma explícita em toda a música, mas somente no final, juntamente com a frase "125 anos celebrando as mães".



O RPitacos aproveita a oportunidade para parabenizar todas as mães pelo seu dia e que os filhos possam saber dar um feedback adequado a tanta emissão de carinho e cuidado que elas oferecem a cada momento. Que, neste domingo, nossas mães possam, através dos mais diversos canais, receber as mais sinceras mensagens de amor e cuidado e, se houver alguma crise na comunicação entre mães e filhos, que o gerenciamento seja perfeito. Feliz Dia das Mães!

Nenhum comentário:

Postar um comentário