No post de hoje desta série, o foco será à cantora Ivete Sangalo, nascida em Juazeiro (Bahia) e que começou a sua carreira cantando em barzinhos na cidade de Salvador. Em 1993, alçou o posto de vocalista da Banda Eva, que vendeu mais de cinco milhões de discos durante os cinco anos de permanência da cantora.
Na Quarta-feira de Cinzas de 1999, Ivete iniciou a sua carreira como cantora solo e já no primeiro CD conseguiu receber um Disco de Ouro pelas cem mil cópias vendidas. A trajetória de Ivete continuou nestes quase 11 anos de carreira solo com mais altos do que baixos, culminando com a gravação de seu terceiro DVD no Madison Square Garden, em Nova York, com participações de artistas como Juanes, Seu Jorge, Diego Torres e Nely Furtado.
Há muitos casos de sucesso e de identificação de músicas da cantora com acontecimentos nacionais e internacionais. Citando apenas alguns exemplos, a música Festa, lançada em 2001, tornou-se, no ano seguinte, o hino do pentacampeonato da Seleção Brasileira de Futebol na Copa do Mundo FIFA, sendo a cantora convidada para recepcionar os jogadores em seu trio elétrico durante festa em Brasília, como se pode ver no vídeo a seguir.
A imagem da cantora, midiaticamente falando, é muito expressiva quando é colocada para vender produtos que exaltam a beleza feminina, como tinturas e shampoos, ou quando se precisa mostrar as belezas materiais e imateriais da cidade de Salvador e/ou do Estado da Bahia, como mostram Pricilla de S. Andrade, Paula N. M., Fernanda M. M. de Castro e Elizabete S. Kushano no artigo Campanha publicitária do verão 2005/2006 da Bahia: a importância do investimento na imagem da marca para o fomento da atividade turística no Estado, publicado no Caderno Virtual de Turismo, volume 7, nº 2 (2007, p. 86, grifos do autor):
Uma das ações mais recentes em que a cantora participou foi relacionada à companhia de viagens aéreas TAM, no segundo semestre de 2010. A estratégia era trazer Ivete como uma comissária de voo numa viagem regular para Nova York (onde ela fez um show no Madison Square Garden no dia 04 de setembro) para causar um impacto aos passageiros. Em entrevista ao Portal Exame (já referenciada acima), a diretora de Marketing da empresa Manoela Amaro explica a escolha da Ivete como garota-propaganda da marca.
"[Portal Exame] Vocês mantêm parceria com Ivete Sangalo. Como a popularidade da cantora favoreceu a estratégia da companhia?
Manoela Amaro - A Ivete é elástica. Ela fala para todas as classes sem desmerecer ninguém. Ela tem as características que a gente quer trazer para a marca. Mas os resultados das campanhas com ela nós vamos levantar depois do show do Madison (Madison Square Garden, em Nova York). Em breve teremos muitas novidade com a Ivete."
De fato, a ação gerou uma grande repercussão na época e o vídeo que continha as orientações da "comissária Ivete" teve mais de 200 mil acessos no Youtube, mostrando a popularidade da cantora em todos os níveis financeiros, o que demonstra a tese relatada no começo do post anterior: a maioria das pessoas está submetida a se influenciar por uma voz de autoridade. E é com o vídeo da ação da TAM que este post se encerra.
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