Sabe-se que um bom relacionamento entre as empresas e a imprensa é importante para que ambas possam desenvolver os seus trabalhos com lisura e tranquilidade, e cabe aos profissionais de Relações Públicas a função de trabalhar esta faceta da organização através de treinamentos direcionados para seus grandes executivos e porta-vozes, o chamado media training. Para entender como o profissional responsável por esta área pode agir, Nemércio Nogueira* (1999, p. 27) compara esta função a três outras áreas profissionais:
- Com a medicina preventiva (assim como esta previne doenças, a comunicação empresarial precisa "evitar que a empresa ou entidade associativa venha a ter dificuldades no seu relacionamento com áreas governamentais, mídia, comunidades e outros setores específicos da opinião pública (...)");
- Com os seguros (investimento da empresa em recursos materiais e humanos, a fim de estar preparada para emergências e para evitar prejuízos maiores, caso elas aconteçam);
- Com uma corte judicial, tendo, como promotor, a mídia (podendo ser júri ou carrasco em algumas oportunidades); ao Relações Públicas, o papel de advogado de defesa; à empresa ou entidade, o lugar de réu e o curul do juiz representado pela opinião pública.
Em algumas vezes, estas práticas não são bem trabalhadas, o que pode acarretar em constrangimentos, pequenas e grandes crises de imagem. Foi o que aconteceu no último dia 21 de fevereiro, quando a presidente da República Dilma Rousseff compareceu a uma reunião do 12º Fórum Executivo dos Governadores do Nordeste, em Aracaju (SE), falando sobre experiências positivas daquela região.
Segundo o blog Radar Político, pertencente ao jornal O Estado de São Paulo, Dilma estava conversando com o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, sobre as iniciativas de produção local feitas por uma cidade nordestina: “Há de se dar suporte e fazer com que se reproduzam experiências de sucesso, como é o caso de Ibotirama, não é Eduardo (Campos, governador de Pernambuco)”.
O problema desta afirmação é que o nome da cidade estava errado: Dilma queria se referir a Toritama, pertencente ao Estado de Pernambuco, e conhecida por ser um pólo comercial de confecção de jeans. O governador logo a corrigiu e a presidente, em alto som, culpou a sua assessoria pelo erro cometido: “Não é Iotirama? Eu falei para vocês que não é Ibotirama”. “Vocês vejam o que é uma ótima assessoria. Eles acharam esse Ibotirama na internet”. Por falar em Internet, o vídeo com a falha já está disponível no Youtube.
Utilizando-se das comparações feitas por Nogueira, não houve a prática da "medicina preventiva" neste caso: nem a assessoria conseguiu confirmar o nome correto do município, nem a própria presidente conferiu esta informação. Não houve também um cuidado com a segurança, pois o nome desta cidade e a sua importância regional deveriam ser de conhecimento total por parte da assessoria e de Dilma, já que participaria de um Fórum de Governadores no Nordeste. Já em relação à corte judicial, Rousseff tornou-se, ao invés de ré, uma promotora, culpando totalmente e publicamente sua assessoria pelo erro cometido.
Por isso, é necessário que as empresas e pessoas públicas tenham todos os cuidados possíveis para que crises e complicações não aconteçam e, se elas forem inevitáveis, que se amenize o prejuízo e que a imagem da empresa / do indivíduo não fique prejudicada.
* Nogueira, Nemércio. Media Training. São Paulo: Cultura Editores Associados, 1999.
Maíra,
ResponderExcluirperfeita a colocação. Entendo só que o Media Training é o treinamento dos executivos, ou qq outra pessoa, para falar e se relacionar com a imprensa.
O fato em questão com a Dilma foi uma falha da assessoria (sim, mesmos profissionais) mas é um trabalho diferente que é a preparação dos famosos Q&As, briefings, etc.... Foi neste tipo de material que eles erraram.
Parabéns pela "antena" nos assuntos do dia-a-dia.
Pedro Prochno
@prochno
www.blogrelacoes.com.br
Prochno,
ResponderExcluirAgradeço o seu comentário no blog!
Entendo perfeitamente o seu raciocínio... digamos que eles, os assessores, é que precisam ter aulas de Media Training! =)
Beeijo!
Bem por aí! rsrsrs
ResponderExcluirPedro Prochno
@prochno
www.blogrelacoes.com.br