segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

A voz de autoridade das celebridades é a voz do povo? (I) - Huck caiu na rede e no Peixe

Esta série de posts que se inicia hoje foi inspirada numa pesquisa feita pelo Data Popular e publicada no Portal Exame em 04 de fevereiro de 2010, que mostra que aproximadamente 33% das classes C, D e E tem suas opiniões formadas graças aos artistas que estampam os anúncios. Nas palavras da notícia, "Os preferidos são Luciano Huck, que passa uma imagem de família, Ivete Sangalo, pela alegria, e Regina Casé, por ter um perfil com que a massa se identifica."  

Um fato que deve ser considerado, para maior entendimento, é que a grande maioria das pessoas, de qualquer classe econômica, são suscetíveis a serem influenciadas por algo (ou alguém) para formarem as suas opiniões que, na realidade, não são totalmente próprias, e sim lapidadas pela Indústria Cultural. Explicado isto, o objetivo dos posts é como as três celebridades citadas na matéria conseguem ter esta influência positiva diante do público, mesmo quando enfrentam polêmicas e crises. (Sim, dos posts: nesta semana, o RPitacos tentará entender como a imagem dos três artistas se construiu, como esta influência foi conquistada e quando uma gestão de crises bem sucedida conseguiu solucionar problemas).


Hoje, o estudo de caso será baseado no filho de um jurista e de uma urbanista, no estudante de direito que se tornou jornalista, apresentador de televisão e empresário, além de ser casado com outra apresentadora famosa. Luciano Huck possui mais de dez anos de carreira, entre programas de rádio (Torpedo Pan e Mingau, na Jovem Pan) e televisão (Circulando, na TV Gazeta de São Paulo, Programa H, na Bandeirantes e, há 10 anos, apresenta o Caldeirão do Huck, nas tardes de sábado pela Rede Globo).

É interessante perceber a mudança na imagem artística de Huck ao longo dos anos. Se no final do século XX, o apresentador era mais conhecido pelas personagens femininas que lançava, como a Tiazinha e a Feiticeira, atualmente Huck possui uma imagem ainda voltada ao público jovem, porém com um ar mais amadurecido (muito por conta de seu casamento com Angélica) e mais comprometido com as causas sociais: Huck foi idealizador em 2003 do Instituto Criar de TV, Cinema e Novas Mídias, que tem, como objetivo (retirado do próprio site da organização), "proporcionar aos jovens oportunidades de trabalho em que eles realizem e conquistem sua independência".

Em relação ao campo da privacidade, Huck passou da fase de mostrar explicitamente o relacionamento com suas namoradas, como se vê nesta reportagem da Veja em 4 de agosto de 1999, e a promoção do "bom-mocismo" e do chamado casal celebridade perfeito Huck e Angélica foi reportagem de capa desta mesma revista na edição 2202, lançada em 02 de fevereiro de 2011 (disponível no acervo digital da revista) e que gerou uma certa polêmica pelo fato da Veja colocá-los na capa, em meio a outros assuntos como a crise no Egito, por exemplo.

Como se vê, a imagem de Huck quando se é atrelada a alguma marca ou empresa, é quase certeza de sucesso. Recentemente, em dezembro de 2010, houve o caso da parceria entre o apresentador da TV Globo e a empresa Peixe Urbano, fundada há oito meses e pioneira no Brasil no ramo das compras coletivas. Huck se tornou um sócio minoritário desta organização pois acredita na filosofia do site, segundo a reportagem do jornal O Globo. A seguir está o vídeo hospedado no canal oficial da empresa em que Huck confirma a parceria.



Muitas pessoas passaram a conhecer o trabalho e as promoções do Peixe Urbano a partir do Twitter do apresentador (que detêm o segundo posto em número de seguidores no Brasil, perdendo somente para o jogador de futebol Kaká) e, com isso, a utilização deste serviço de compra coletiva aumentou e ficou mais conhecido. Ainda falando em seguidores, os do "Twitter-sede" da empresa chegam quase a 47 mil, sem contar as "contas-filiais", ou seja, as que representam as principais cidades em que o Peixe está, como São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas e Natal, entre outras.

Outro exemplo é a parceria do apresentador com o banco Itau, mais precisamente com o cartão Itaucard. Huck é o protagonista de vários comerciais, exaltando as vantagens de se ter o serviço e, segundo matéria publicada no site da ABERJE, "a proposta da campanha, elaborada pela DPZ, é divulgar que - além da possibilidade de comprar ingressos para cinema e futebol pela metade do preço - agora o desconto de 50% vale também para parques e atrações turísticas." Segundo o diretor de atendimento da DPZ Elvio Tipeppo, Huck foi escolhido por conseguir falar com todos os públicos que estão na carreira de clientes do banco. O making of de uma destas campanhas e o comercial em si estão no vídeo que encerra este post.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário