sábado, 1 de janeiro de 2011

Em 2011, vamos RePensar o mundo juntos? - Post institucional do blog RPitacos

O primeiro final de semana do ano de 2011 está acontecendo, e muitas pessoas começam a fazer planos e imaginar o que esta segunda década do terceiro milênio reserva para a humanidade, para cada pessoa de boa ou má vontade. É tempo de rever conceitos, estimular valores que estão desacordados há muito tempo, produzir novas ideias para os novos problemas que virão. Enfim, é tempo de pensar, ou melhor, RePensar o mundo.

Segundo o Dicionário Michaelis, a palavra "repensar" é "Tornar a pensar em: (...). Pensar madura e detidamente; reconsiderar.". O amadurecimento precisa ser algo natural para todo ser humano, para todo projeto de vida que se faça. Às vezes, para que isso ocorra, é necessário reconsiderar certos aspectos, certas decisões, certas ideias que são tidas como intocáveis. E esse é o objetivo deste blog.

O blog RPitacos surgiu em 04 de junho de 2010 sendo apenas um projeto de exercício de leitura, de escrita e, principalmente, do descondicionamento do olhar, ou seja, não se contentando com o que passava a maioria dos veículos de massa, mas tentando olhar o mundo de um ãngulo diferente, através de conceitos teóricos (seja de Comunicação ou de outras áreas afins) e exemplos antigos ou recentes.

Porém, o que era pra ser um simples blog acabou virando, a começar pela autora, uma paixão e um trabalho. Os elogios e as críticas começaram a surgir, assim como os amigos que colaboram para que o RPitacos crescesse a cada novo post (são tantos amigos que, infelizmente, não dá para colocar todos os nomes aqui).

Houve algumas indicações de posts daqui como uns dos Melhores da Semana, em lista organizada pelo Horizonte RP (veja um deles). Outros textos foram reconhecidos por profissionais e acadêmicos qualificados, além das qualificações dos artigos da autora para uma das edições da Revista A Bordo e a escolha desta que vos fala para ser uma das novas cappuccinas de um blog respeitado no campo das Relações Públicas, que é o OCappuccino. Talvez um prêmio que eu, pessoalmente falando agora, nunca imaginaria receber era ser finalista do V Prêmio RP do Brasil, na Categoria Estudantil. Não ganhei, mas o 4º lugar obtido me deixou muito feliz e com orgulho de ser Relações Públicas!

Por falar em orgulho da profissão, o RPitacos ainda promoveu ações para declarar a paixão dos profissionais pelas Relações Públicas, como a #ILoveRP, em que foram postados textos sobre a importância desta profissão no mundo contemporâneo, nas proximidades do Dia Nacional das Relações Públicas, celebrado em 02 de dezembro. Por fim, na última semana de 2010, uma lista promovida pela Rede RP-Online mostra o RPitacos como um dos 29 blogs de estudantes e profissionais de Relações Públicas que merecem ser seguidos no próximo ano.

Enfim, com toda essa história contada, só se pode desejar que 2011 seja um ano maravilhoso, com muitas realizações e que possamos RePensar o mundo juntos, pois essa é a essência deste blog: que, através das reflexões e discussões relatadas, a comunicação possa ser vista, cada dia mais, como uma ferramenta importantíssima para as organizações e para os seres humanos de maneira geral. Muitas novidades virão, mas com os pitacos de sempre!

FELIZ 2011 para todos!



Maíra Masiero - Editora do RPitacos

2 comentários:

  1. O RPitacos é um Blog que te trouxe muito orgulho e reconhecimento em 2010 e espero q nesse novo ano não seja diferente. É muito importante para todos os profissionais de comunicação --- puxando sardinha aos RP's é claro rs --- poder exercer esse 'olhar diferenciado' sobre tudo que está acontecendo. o debate entre diversos pontos de vista serve cada vez mais para enriquecer o intelecto pessoal.

    Bom 2011 pra você, e ainda mais sucesso! o/

    ResponderExcluir
  2. Jefferson,

    Obrigada pelos elogios a este blog... só desejo que os Relações Públicas possam ter este mesmo orgulho e reconhecimento de sua profissão, não apenas com palavras e "choradeira", mas com ações!

    Feliz ano novo para você também, e que tenha muito êxito em sua atividade!

    Abraço!

    ResponderExcluir