sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Saber falar, saber ouvir, saber escrever - As eleições no Palmeiras e o fotógrafo no Twitter

Como já foi visto em vários posts deste blog, uma indevida declaração em redes sociais gera uma pequena faísca que pode, posteriormente, tornar-se um fogo abrasador, desfigurando a imagem junto ao público não só de uma empresa, mas também de uma pessoa ou, ainda, simultaneamente, das duas facetas. Utiliza-se, para este post, a definição de crise de imagem atrelada a Roberto de Castro Neves (2002), citado por Renata Verbist no artigo O planejamento da comunicação auxiliando no gerenciamento de crises organizacionais (2009, p. 04, grifos nossos):

"Crise de imagem, para Neves (2002), é um fato que ocorre devido a um ato da organização [da pessoa física] (ou algo deixado de ser feito por ela) e que pode comprometer interesses dos públicos e a opinião pública. Pode ser uma situação inesperada, que foge do controle da administração e que sempre vai prejudicar a rotina da empresa [da pessoa envolvida]."

E gerir esta situação nem sempre consegue um resultado positivo. Um caso recente que exemplifica esta gestão inadequada de uma situação de crise ocorreu no dia 19 de janeiro, durante as eleições para presidente do Palmeiras, ocorridas na própria Academia de Futebol do clube. Um fotógrafo do jornal Agora São Paulo decidiu publicar em seu Twitter uma reclamação (ou, como foi entendido por muitos, uma provocação) sobre o andamento da votação. Esta reprodução do tweet foi vista no site GloboEsporte.com, pois o fotógrafo já retirou sua conta do site.


Os conselheiros do Palmeiras souberam rapidamente da declaração e alguns deles foram tirar satisfações com o autor da frase. Segundo matéria publicada pelo portal EBand, "O recado enfureceu os dirigentes, que foram até a sala de imprensa tirar satisfação com o fotógrafo. Os ânimos se exaltaram e, enquanto era retirado da área de imprensa, o fotógrafo foi agredido com um soco nas costas."  

A situação se normalizou depois da intervenção de seguranças e da assessoria de imprensa do clube. Este fotógrafo não mais trabalha no Agora São Paulo, e, segundo o Twitter oficial do clube, nem trabalhará mais na cobertura do Palmeiras. As imagens da agressão prontamente foram levadas ao ar pelas emissoras de televisão e chegaram à Internet, como nessa matéria levada ao ar no dia seguinte pelo Globo Esporte São Paulo.


Após esse dia, o Jornal Agora pediu desculpas à agremiação pelo incidente e afirmou que esse comportamento não reflete a linha de pensamento da empresa. Já o fotógrafo postou em seu Facebook um pedido de desculpas e justificou sua fala como uma alusão ao livro "A Revolução dos Bichos", escrito por George Orwell em 1945. Por sua vez, o ex-diretor de futebol do time, Wlademir Pescarmona, admitiu que houve exageros no tratamento dado ao fotógrafo, porém defendeu que o Palmeiras não pode ser desrespeitado, ainda mais na sua sede.

Argumentos a serem pautados: se o fotógrafo tivesse dado a devida citação a Orwell, se tivesse reclamado com outras palavras menos ásperas ou ainda se segurasse para não falar, o incidente seria facilmente evitado. Se os conselheiros envolvidos tivessem aulas básicas de como superar uma micro-crise (como a expressão utilizada pelo fotógrafo no Twitter), iriam pedir, com firmeza e sem violência, para que o autor se retirasse. E uma velha e batida frase se faz necessária nesta situação: um erro não justifica o outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário