sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Fidelização dos públicos e parceria consolidada - O que o Roupa Nova pode ensinar às empresas

Começa-se este post com uma pergunta direta e, às vezes, difícil de ser respondida: o que faz uma empresa ser bem sucedida por muitos anos? São várias as perspectivas para que se possa responder a esta questão, e uma delas se refere a um termo muito falado na esfera organizacional: a fidelização. Mas o que esta palavra quer dizer? O conceito é explicado por George S. Day (1999, p. 146-147), citado por Braulio Alexandre Contento de Oliveira, Geraldo Luciano Toledo e Ana Akemi Ikeda no artigo Fidelização e valor: uma interdependência inequívoca (p. 02):

"Fidelidade em marketing significa um sentimento de afinidade em relação a produtos e marcas de uma empresa, que vai além da simples repetição de compra, embora este seja um indicador comumente utilizado como forma de se auferir a satisfação dos clientes - o qual, todavia, desconsidera fatores como conveniência, inércia e o grau de competitividade ou de concentração de um determinado mercado (Day, 1999, p. 146-147)."
 


Voltando-se para a esfera interna das organizações, a fidelização dos colaboradores à missão, às visões e aos valores da empresa, além da valorização dos funcionários mais antigos são ações importantes para que a organização possa se manter no mercado com a mesma inovação e credibilidade do tempo de sua fundação, e, consequentemente, esta fidelização é transferida também aos clientes.

Colocando em prática estes conceitos, há uma pergunta chave a se fazer com relação ao tema de hoje do post, iniciando este case: quantas bandas brasileiras e internacionais conseguem manter a mesma formação durante 30 anos ininterruptos? E destes poucos grupos, quais deles emplacam hits nas rádios até os dias de hoje e conseguem manter uma grande harmonia entre seus integrantes?

Estas perguntas são facilmente respondidas quando se fala do grupo brasileiro Roupa Nova, formado por Paulinho (voz, percussão e vocal), Serginho Herval (bateria, voz e vocal), Nando (baixo, voz e vocal), Kiko (guitarra, violões e vocal), Cleberson Horsth (teclados e vocal) e Ricardo Feghali (teclados, voz e vocal).

Segundo o site oficial, o grupo surgiu no final da década de 1970, influenciados pelo fenômeno Beatles que contagiava os jovens da época a formarem bandas e tocarem seus primeiros acordes nos clubes. Os seis integrantes do Roupa Nova, que estavam espalhados pelas bandas da época, se juntaram em 1980 e começaram a construir uma carreira vitoriosa, "atravessando estilos musicais, modismos e a roda viva das gravadoras", sendo recordistas em temas de novelas (mais de 35), além de produzirem vários trabalhos de outros artistas e participarem das gravações de temas incidentais históricos, como o Tema da Vitória.



Em muitas entrevistas, os músicos desta banda são questionados como se consegue manter uma boa convivência ao longo de três décadas e se houve algum período em que a relação entre os integrantes ficou balançada. Em entrevista concedida à Gazeta do Povo no dia 25 de junho de 2008, Paulinho responde a essas questões:

"Durante os 28 anos de carreira, o Roupa Nova manteve a sua formação original, fato que é muito raro no ramo musical. Qual foi o resultado desta convivência durante os anos?
Esses 28 anos têm muito de meta. A gente pensa como banda. Eu acho que é isso, a gente não pensa como artistas separados. O cara que monta uma banda, daqui a pouco só ele escreve, só ele compõe, só ele aparece. Então isso vai diluindo a banda.
Houve algum período em que a relação entre os membros ficou danificada ou balançada?
Não não, graças a Deus não. É aquele negócio, a gente discute diferenças e tudo mais, mas isso faz parte. São seis pessoas, é pior que um casamento. Em um casamento são duas, aqui são seis, e não tem sexo, que é pior ainda (risos). Então de qualquer maneira a gente está junto, trabalhando, cada um dá a sua idéia, tem a sua participação. Sempre para resolver alguma coisa a favor, sempre alguma coisa em prol do Roupa Nova."

Vendo estas declarações, é pertinente, sim, usar o exemplo do Roupa Nova para as empresas: as ações que a organização realiza precisam contar, de alguma maneira, com a participação da maioria, senão de todos os profissionais. Assim como a banda precisa pensar como banda, a empresa também necessita pensar como empresa, e não se deter apenas nas ações individuais, para, assim, conseguir a fidelização de seus públicos. Uma importante missão a ser cumprida com a ajuda dos profissionais responsáveis pelo relacionamento entre funcionários e pela comunicação interna, inclusive os Relações Públicas.

*Imagem retirada do site Roupanova.net. Acesso em: 13 jan. 2011, às 21h00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário