quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Postagem centenária do RPitacos - A efeméride no cenário comunicacional

Quando se fala de promover uma comunicação eficiente, tanto na esfera interna quanto no ambiente externo, ações específicas para a lembrança de datas comemorativas são muito importantes para a organização, mas não somente as mais conhecidas do grande público (Natal, Páscoa, Ano Novo, Dia das Mães, dos Pais e das Crianças, por exemplo), mas quando se completa uma "data redonda" (como exemplos, aniversário de 1 ano, 5 anos, 10 anos, cinquentenário, centenário, sesquicentenário), a chamada efeméride.

Efeméride, segundo o Dicionário Online Michaelis, é conceituada como uma "comemoração de um fato, geralmente auspicioso [esperançoso].". Pode ser, no campo empresarial, o aniversário de fundação da empresa ou de uma mudança importante que aconteceu nela, e essas situações não são esquecidas, mesmo com a correria da era contemporânea, como afirmam Ana Paula Goulart Ribeiro e Marialva Barbosa no artigo Memória, relatos autobiográficos e identidade institucional (2005, p. 04):

"A memória é cada vez mais necessária num mundo em profunda mutação. As mudanças sociais aceleradas e as identidades cambiantes resultam numa sensação de insegurança e angústia. E, nesse contexto, a memória passa a ser crucial, porque permite atribuir sentidos à realidade em meio à dispersão e à pluralidade. (...)
(...) Tudo depende do contexto e das estratégias específicas de representação. "

Vários exemplos recentes mostram a importância de se relembrar e se comemorar bem as efemérides. No ano de 2010, foi comemorado o centenário do Esporte Clube Corinthians Paulista. Mesmo vivendo uma temporada futebolística sem títulos, o clube, com a ajuda de ações de marketing encabeçadas pelo atacante Ronaldo, tornou-se a marca mais valiosa do futebol brasileiro com R$ 749,5 milhões, superando São Paulo, Flamengo (líder em 2009), Palmeiras, Internacional e Grêmio.  

Já no ano de 2011, mais precisamente no dia 12 de janeiro, a Caixa Econômica Federal completa 150 anos de existência. Para marcar esta data, uma série de ações também foram realizadas, como o lançamento de um selo comemorativo à data pelos Correios (com tiragem de 300 mil exemplares), de um hotsite mostrando a trajetória da empresa ao longo do tempo e de uma série de comerciais ressaltando a importância do banco em momentos decisivos da história do Brasil, como o que se vê a seguir.



Neste dia 26 de janeiro de 2011, o blog RPitacos completa sua centésima postagem com este texto. Desde o dia 04 de junho de 2010, este espaço tem, como objetivo principal, discutir os principais assuntos da atualidade, sempre com pitacos comunicacionais, porém sempre deixando as discussões em aberto para que os leitores RePensem o mundo, como diz o slogan inserido no último mês de dezembro. Agradeço a todos que incentivam, de uma forma ou de outra, o RPitacos a continuar sua missão no mundo da comunicação e das Relações Públicas. Felizmente, são tantos nomes que nem se é possível falar todos, porém a gratidão é uníssona.

E o desejo deste humilde blog é poder estar em mais 100, em mais 200, em mais 400 oportunidades podendo falar sobre comunicação e RePensar o mundo. Mais uma vez, o meu muito obrigada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário