Este post foi inspirado em duas peças de teatro diferentes, chamadas Performance Sensorial e Performance Horizontal, desenvolvidas pelo grupo paulistano Sensus (que possui, além do site, um blog oficial), que, segundo a descrição do perfil da companhia no blog, "através da literatura de grandes poetas, utilizando de diversas formas de toque, e muitas vezes privando o público da visão, as performances atuam em várias camadas do imaginário, ampliando gradualmente a percepção e despertando o interesse imediato pela obra dos grandes escritores."
Ou seja, com essas apresentações, o grupo teatral leva as pessoas a focarem suas atenções aos outros quatro sentidos do organismo e recordarem sensações esquecidas pela correria do dia-a-dia. Eles também têm um trabalho interessante focando o assunto do post de hoje: o marketing sensorial, com apresentações em eventos da Natura. Um vídeo mostrando trechos da Performance Sensorial pode ser visto a seguir.
De fato, o marketing sensorial é uma teoria e uma alternativa interessante para que os profissionais de marketing, comunicação e de áreas afins agregem um diferencial àquele produto ou àquela loja, através da valorização dos cinco sentidos do corpo humano, como descrevem Andressa Schneider Alves e Maria Izabel Costa no artigo
Uma Introdução aos Módulos Experimentais dos Produtos e Veículos de Moda, apresentado no 5º Congresso Internacional de Pesquisa em Design, ocorrido entre os dias 10 e 12 de outubro de 2009 em Bauru/SP (p. 1787):
"A teoria do marketing sensorial- Experiência do Sentido - faz apelo aos cinco sentidos: visão, audição, olfato, paladar e tato. Seu objetivo é proporcionar prazer estético, beleza e satisfação por meio da estimulação sensorial. (...)
Segundo Ribeiro e Padovani (2006), os elementos primários estão associados aos cinco sentidos: cor e forma (visão), sonoridade, intensidade do som e ritmo (audição); textura e formas (tato); odores (olfato) e sabores (paladar). Combinando os elementos primários, forma-se um estilo. (...)Assim, o objetivo do marketing dos sentidos é estimular e captar a atenção dos cinco sentidos, proporcionando prazer estético ou excitação. (...)
Vários cases de sucesso deste marketing podem ser citados. Um deles é da marca Avon que promoveu, no ano passado, o Espaço Sensações Avon International Fragrances no Shopping Morumbi, na capital paulista, em que o público pode conhecer informações institucionais da marca (explorando a visão) e experimentar as novas fragrâncias masculinas e femininas, utilizando-se do olfato.
Outro exemplo, só que se utilizando da audição para mostrar uma identidade musical ao cliente, quase que impondo um ritmo às suas compras, está presente na empresa Rádio Ibiza, especializada em elaborar programações musicais exclusivas para cada loja assessorada. Segundo o site oficial da empresa, o objetivo principal é tratar o áudio como uma ferramenta essencial e importante para que a marca possa se desenvolver.
A empresa se tornou um grande sucesso no Brasil e no exterior, sendo notícia em vários jornais, revistas e chamariz para matérias sobre marketing sensorial, como numa reportagem do programa Mundo S.A., veiculado pela Globo News em maio de 2009, que encerra este post.
Interessante!
ResponderExcluirO uso dos sentidos é uma ferramenta fantástica para conseguir atrair o cliente... Eu acho que o resgatar de tal essência através dessa exploração sensorial é um diferencial e tanto!
Muito bom o post... Parabéns!
Bjos! ;D
Ótimo post!
ResponderExcluirNão conhecia esse tipo de marketing sensorial, muito interessante.
Parabéns!