segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Mais uma seleção em campo - Copa São Paulo de Futebol Júnior e as entrevistas de emprego

Um dos maiores medos de muitos profissionais é de participar das chamadas entrevistas de emprego, a única ou uma das etapas dos processos seletivos da maioria das empresas. Mas qual é a grande importância desta atividade para que possam ser recrutados os melhores candidatos ao emprego oferecido? E como se preparar bem para as perguntas?

Camila de Sousa Pereira e Almir Del Prette escreveram o ensaio Vendedor com paralisia cerebral bem-sucedido: análise de um filme na perspectiva das habilidades sociais, analisando o filme De Porta em Porta, que conta a história de Bill Porter, portador de paralisia cerebral e que tenta um emprego como vendedor porta a porta, enfrentando preconceitos e rejeição no início, porém conseguindo, ao longo do tempo, conquistar a confiança dos clientes. O trecho abaixo mostra como Bill Porter se comportou na primeira parte de sua entrevista, além de dicas de como se portar nesta parte importante da seleção.
 
"Na situação de entrevista de emprego, Sarriera, Câmara e Berlim (2006) ressaltam a importância das habilidades sociais de cumprimentar, apresentar-se, falar de si mesmo, expressar-se com objetividade e fluência, uma vez que, dentre os vários requisitos, o desempenho social no momento da entrevista pode ser fator determinante para a tomada de decisão do entrevistador. Pensando no desempenho de Bill Porter na entrevista de seleção, embora ele tenha se apresentado de maneira adequada, tanto no aspecto de vestimenta, como de bons modos, a priori, sua passividade diante da opinião do gerente, quase o fez perder a oportunidade de conquistar o emprego. Contudo, ele conseguiu analisar e alterar o seu desempenho para novamente enfrentar a situação."

E quando esta entrevista de emprego acontece coletivamente, num ambiente diferenciado e é visualizada por milhares de pessoas pela televisão? E quando se tem o histórico de que muitos candidatos aprovados nestas seletivas são reconhecidos pelo mundo inteiro e chegam aos mais altos cargos de sua profissão? Esta grande entrevista de emprego acontece em todo início da temporada brasileira de futebol: após os jovens jogadores passarem pelas "peneiras" de seus respectivos clubes, eles se enfrentam na chamada Copa São Paulo de Futebol Júnior.

Segundo o site Bola na Área, a competição existe desde 1969 e, desde então, ocorre anualmente (só não foi disputada em 1987), revelando grandes jogadores para o cenário nacional, como Dener, Falcão, Jardel, Djalminha, Luis Fabiano, Rogério Ceni, entre outros. Além disso, desde 1988, as cidades do interior de São Paulo também recebem as partidas, gerando receitas para os estádios e promovendo momentos de lazer no mês de janeiro. 

A competição tem sua final disputada no dia 25 de janeiro, aniversário da capital paulista, e pode ser comparada a uma entrevista de emprego, por ser uma grande feira para que os empresários agenciem os jogadores que se destacam e para que os times nacionais e internacionais escolham os melhores "candidatos" para atuarem nas suas equipes.

Para ilustrar muito bem este conceito, a seguir está o comercial produzido para as transmissões da Copa São Paulo de Futebol Júnior pelo Sportv, que mostra perguntas ilustrativas de uma entrevista de emprego habitual:
Qual é a sua principal habilidade? Sabe trabalhar em equipe? Como você lida com a pressão? Por que eu deveria te dar uma vaga no time? Com essas perguntas, o comercial mostra lances do primeiro torneio oficial da temporada e consegue dialogar com as seletivas de empresas, visto que ser jogador de futebol de grandes times é um ofício muito sonhado e disputado.


Com isso, é necessário perceber as transformações que o futebol está sofrendo ao longo dos anos. Os clubes, na sua maioria, têm atitudes que se assemelham às de empresas - inclusive existem times especializados em descobrir novos talentos do futebol e lançá-los diretamente aos grandes clubes brasileiros e estrangeiros. Por isso, a Copa São Paulo (ou Copinha, como é carinhosamente chamada) tem este caráter de "entrevista de emprego" e que pode ser decisiva para a vida dos jogadores dos 92 clubes que participam deste torneio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário