quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

No clima da marcha nupcial - Atuação do Relações Públicas na "indústria do casamento"

Um dos grandes momentos que acontecem na vida da maioria das pessoas é quando um casal se une em matrimônio, com todas as cerimônias (civil e/ou religiosa, dependendo da situação dos noivos) e festas esperadas para esta ocasião. 

De um simples ritual para oficializar a união entre dois indivíduos, o casamento tornou-se, ao longo dos tempos, um grande evento a ser planejado com antecedência e com todos os cuidados, como relatam Marco Félix Jobim e Betânia Silva D'almeida Jobim no artigo A responsabilidade civil dos fornecedores de produtos e serviços em eventos: uma análise de casos concretos (ano desconhecido, págs. 04-05):  

"Não há como deixar de trazer a colação o conceito de um dos eventos que mais dá trabalho e que é corriqueiro no dia-a-dia de organizadores de eventos, que é o casamento (...).
(...)
A festa de casamento é talvez um dos mais complicados eventos sociais a ser realizado, tendo em vista que mexe com a expectativa dos sonhos de cada mulher e de cada homem em ter aquela solenidade perfeita não só para si como para seus convidados."

Mas o que tem a ver o dia do casamento com o trabalho de Relações Públicas? É sabido que este profissional realiza, como uma de suas funções, o planejamento de eventos diversos, tanto para empresas e organizações de Primeiro e Terceiro setores, quanto para pessoas físicas, o que é o caso do casamento. Este evento exige muito investimento e paciência por parte dos noivos, e um planejamento bem feito da festa (escolha do dia, do local, do bufê, da banda ou DJ, da quantidade de convidados, dos fotógrafos...) e das cerimônias civil e religiosa faz toda a diferença para o êxito deste grande dia para o futuro casal.

Apresentado isso, pode-se perceber a importância do profissional de Relações Públicas em duas frentes: para auxiliar os noivos no planejamento, na resolução dos imprevistos que podem ocorrer ao longo do tempo, no cerimonial e no protocolo previstos, além de supervisionar a entrega dos convites e o andamento das festas; escolher as músicas da cerimônia, juntamente com os noivos, entre outras responsabilidades.

O mais interessante é que esta "indústria do casamento" é uma área que cresceu significativamente nos últimos anos, movimentando cerca de 10 bilhões de reais por ano no Brasil, segundo reportagem exibida em 15 de agosto de 2010 (e reapresentada em 16 de janeiro de 2011) pelo programa Pequenas Empresas, Grandes Negócios, veiculado pela TV Globo e que poderá ser visto a seguir.



Quem mais ganha com esta evolução são as pequenas empresas, seja de foto e vídeo, corais ou bufê, entre outras que mostram que a visão empreendedora neste setor faz a diferença e que o profissional de Relações Públicas, como grande estrategista da Comunicação, é muito importante para estas empresas especializadas em casamento, por possuir uma visão sistêmica deste evento como um todo.

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