quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Comunicação e a juventude que nunca morrerá - Mídia e o envelhecer jovem de Susana Vieira

A cada ano, promissores artistas surgem como meteoros, demonstrando (ou não) seus talentos, simpatia e beleza, através das mídias tradicionais (encontros com olheiros espalhados por supermercados e shoppings, programas de calouros na televisão, promoções feitas em canais de rádio) ou das tão faladas mídias sociais, principalmente pelo microblog Twitter e pelo site MySpace.

Jovens e cheios de energia, muitos atingem patamares significativos de sucesso em pouco tempo e conseguem se manter livres das polêmicas, como o cantor Luan Santana e o jogador Paulo Henrique Ganso; porém, uma parte destes neo-profissionais da arte acabam se envolvendo em escândalos, seja com drogas, bebidas ou pela troca constante de parceiros num relacionamento. Alguns exemplos conhecidos: Britney Spears, Paris Hilton, Amy Winehouse e os brasileiros Ronaldo Fenômeno (mais necessariamente com os travestis) e Daniela Cicarelli (graças ao Youtube).

Mas por que a mídia teria interesse nesta exposição de assuntos que, num primeiro momento, seriam particulares? Neste caso, uma das óticas possíveis é a de Foucault, citada por Ieda Tucherman no artigo Michel Foucault, hoje, ou ainda: do dispositivo de vigilância ao dispositivo de exposição da intimidade (2005, p. 03, grifos da autora):

"Para exemplificar seu modelo, Foucault elabora a análise do panóptico, cujo interesse se evidencia por si mesmo: aparece como uma lógica tecnológica que, distribuindo espaços e olhares produz um sistema capaz de organizar os princípios de disciplina e vigilância, já que o olhar do outro, sendo sempre possível enquanto vigilância, geraria um sistema de interiorização das regras e das normas, fazendo surgir os chamados corpos dóceis."

Resumindo, a mídia seria esta lógica tecnológica que produz este sistema que, muitas vezes, impõe princípios de vigilância e disciplina, como a contratação de fotógrafos que realizam um trabalho do tipo paparrazzi, ou seja, para surpreender o artista em momentos pouco confortáveis ou esperados. Ainda neste sistema estão os programas de televisão que possuem um espaço para falar sobre a vida das celebridades, que pode ser total, no caso do TV Fama (Rede TV!) e do Vídeo Show (TV Globo), ou parcial, como o Mulheres (TV Gazeta) e Hoje em Dia (Rede Record).

Mas esta linda vida de juventude e de liberdade não atrai somente os mais novos. Artistas com mais tempo de idade e de carreira, reconhecidos nacionalmente e com vastos currículos no cinema, no teatro e na televisão, começam a buscar o rejuvenescimento da própria imagem através de plásticas, de um vestuário mais ousado para a idade. Essa prática pode, sim, ser saudável e benéfica para o lado pessoal e profissional do artista, mas é necessário, assim como para a maioria das ações humanas, ter limites.

Este post surgiu através do Twitter, vendo um tweet da querida Márcia Ceschini que falava exatamente desta exposição do exarcebado rejuvenescimento de artistas com idade avançada. E um grande exemplo desta atitude é da atriz Susana Vieira, que já tem mais de sessenta anos no RG, porém não os mesmos no aspecto corporal: a artista da Rede Globo já fez lipoesculturas, possui um figurino ousado para a idade e desfila como destaque/madrinha de bateria em escolas de samba cariocas no Carnaval, além de ficar com os seios à mostra durante lançamento de seu CD no programa Domingão do Paustão, como visto a seguir. Ou seja, talvez ela estaria tentando negar a sua própria idade, se apegar a ser o que não é.



Como se não bastasse isso, Susana teve seu terceiro casamento em 2006 com o policial Marcelo Silva, 28 anos mais novo, que a traiu por duas vezes - em uma delas, foi acusado de agredir uma mulher - antes de se separarem. O policial morreria meses depois, de overdose, juntamente com a namorada. Logicamente, todos estes escândalos foram prontamente divulgados e explorados pelo sistema tecnológico da mídia. A partir destas fatos, qual seria o grande problema desta conservação da juventude pelos artistas mais experientes? A própria Márcia Ceschini mostra uma linha de resposta: 

"Apesar delas serem artistas e viverem da exposição e beleza, sou a favor de comportamento digno. Mulheres como Susana Vieira que tem um comportamento diferente e se vestem vulgarmente eu não concordo. Não é feminismo ou preconceito. Mas cada um com sua idade."  

Para finalizar este post, é preciso que esses artistas tenham este comportamento digno, ou seja, entender o sistema de vigilância imposto pela mídia e fazer uma interiorização das regras e normas (dita no começo deste texto), com a ajuda de assessores de imprensa e de imagem, para que o resgate da juventude não morra nos escãndalos.

13 comentários:

  1. Muito bom a nossa troca de tweet e seu texto.
    Suzana é uma ótima atriz e não precisava desses micos para aparecer. Envelhecer com dignidade é para poucas como Fernanda Montenegro, Nicete Bruno, Sofia Loren... e por ai vai.

    ResponderExcluir
  2. Esse blog está sempre atualizado e você escreve de forma bastante gostosa de ler, parabéns! Mas discordo do conteúdo deste post em particular.

    Para mim, comportamento digno é viver dentro dos princípios da ética, sem prejudicar pessoas, sem invadir o espaço alheio, buscando a felicidade de forma coerente com o que acredita.

    Cada um tem seus princípios e deve fazer o que lhe deixa feliz. Se mostrar o corpo, namorar muito ou fazer plásticas deixa alguém feliz, desde que não seja com o meu dinheiro e nem prejudique ninguém, deve ir em frente, seja qual for sua idade. Cada novo ser feliz no mundo ajuda a diminuir o estresse e as doenças no planeta, e isso é bom para todos os seus habitantes!

    Grande abraço,

    Gilceana Galerani

    ResponderExcluir
  3. Gilceana, você sempre é tão gentil com este blog! Muito obrigada!

    Essa questão que vc abordou é pertinente, sim. Não condeno o fato de as pessoas mais velhas buscarem a felicidade, buscarem a juventude e serem ativas, mas acredito que, quando artistas famosas mais experientes têm essas atitudes (como os escãndalos no casamento da Susana Vieira), promovem, indiretamente, uma inversão de valores.

    Uma forma bacana de se viver a "melhor idade" é, por exemplo, participar de campeonatos esportivos e poder, sim, sair para se divertir e serem felizes, sem cometer excessos!

    Agradeço, mais uma vez, a participação da querida Márcia Ceschini e a ti, Gilceana, pois é muito positiva essa troca de opiniões e essa discussão, que vai dar pano pra manga! hehe

    ResponderExcluir
  4. Oi Má! Você sempre tem boas observações nos seus textos, hoje não é diferente. Mas apesar disso, discordo da sua opinião. Senti um pouco de tendencionismo conservador no seu discurso, algo parecido com um desabafo com fundamentos hahahaha.
    Não que eu concorde e ache lindo a situação desses artistas ou da Suzana Vieira, mas não acho que exista apenas uma forma de "envelhecer com dignidade".
    Tenho alguns textos de sociologia e psicologia que falam sobre a exposição dos artistas, a curiosidade da vida alheia e outras coisas do gênero. Se você quiser, te mando depois!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Emmanuel, que bom que vc discorda da minha opinião... por incrível que pareça, este post não é um desabafo! hehe

    Como vc mesmo disse, não existe apenas uma forma de envelhecer dignamente, mas acredito que, como pessoa pública que é, Susana Vieira precisava se policiar um pouquinho mais, até por ser referência para muitas mulheres e para a própria opinião pública.

    Com certeza, não generalizo quando falo deste envelhecer jovem, nem condeno quem o faça. Acho importante que se tenham práticas de valorizar as pessoas mais velhas, fazendo com que elas tenham atividades que as façam sentir-se jovens.

    Acho bacana também as pessoas se cuidarem para continuar bonitas ao longo dos anos. Porém, tudo o que é exagerado não é benéfico... espero ter sido clara com esta resposta! ;)

    Opa, mande todos os textos que vc tiver, querido! O bichinho da leitura me picou nestas férias! hehe

    Beeijo!

    ResponderExcluir
  6. Emmanuel e Gilceana,

    Eu sou a favor de pensamentos jovens.. jovialidade sempre renovam os olhares. Mas se vcs acham conservador o meu ponto de vista e talvez o da Maira, normal. Não creio que mulheres mais velhas tenham que ficar em casa, com roupas largas, fazendo crochê. Existem maneiras de aproveitar melhor a vida e a idade. Mas não creio que enganar o espelho seja a melhor saída. Então, sou conservadora sim.

    Me diga se acham bonito quarentonas, cinquentonas de short curto, regatinha com cinto e bota? Tem moda e atitude que não são para todas as idades. Desculpem-me ;D

    ResponderExcluir
  7. Só para deixar claro para os visitantes deste blog, meu texto não apresenta nenhum resquício de preconceito, como se vê neste trecho:

    "Artistas com mais tempo de idade e de carreira, reconhecidos nacionalmente e com vastos currículos no cinema, no teatro e na televisão, começam a buscar o rejuvenescimento da própria imagem através de plásticas, de um vestuário mais ousado para a idade. Essa prática pode, sim, ser saudável e benéfica para o lado pessoal e profissional do artista, mas é necessário, assim como para a maioria das ações humanas, ter limites."

    Talvez o que faltou deixar claro foi, como disse um comentário que eu recebi via Twitter do @robsonrp, a importância do planejamento de imagem para uma celebridade. Os artistas mais velhos precisam, sim, mostrar sua jovialidade e muita disposição, porém se esquivando de excessos e de escândalos.

    ResponderExcluir
  8. Texto perfeito.
    Serve para abrir os olhos não só de artistas, velhos ou jovens, mas sim para que fiquemos atentos aos excessos.
    Muito gostoso de ler, parabéns!!!

    ResponderExcluir
  9. Pronto agora no PC consigo comentar.

    Existe um excesso de confiança por parte de vários artistas já consagrados que acham ser capazes de tudo.
    Por impulso fazem coisas que acham estar preparados e arranham sua imagem.
    Suzana Vieira já teve outras atitudes “desagradáveis”, ela tirou o microfone da apresentadora do Video Show que a entrevistava ao vivo tomando as rédeas da entrevista, uma atitude desagradável que a fizeram se retratar no programa com a apresentadora alguns dias depois.
    O post serve de alerta que há sim uma falta de planejamento e assessoramento de imagem de vários artistas (vide o caso Xuxa no Twitter).
    Eles são livres para fazerem o que quiserem, mas suas atitudes trazem conseqüências que podem abalar para sempre sua imagem.

    É um grande campo a ser trabalhado por nós profissionais de comunicação.

    Abraços
    @robsonrp

    ResponderExcluir
  10. Maurity, obrigada pelos elogios a este blog! E é esta realmente a intenção deste post: evitar os EXCESSOS!

    Robson, que bom que seu comentário saiu! Realmente, o caso do microfone retirado ao vivo da Geovanna Tominaga foi mais uma atitude impensada de Susana, que só não ficou pior porque ela se retratou...

    você chegou a ver o "troco" que a Geovanna deu no Video Show Retrô 2010? Até que ela levou na esportiva desta vez... O vídeo é esse:

    http://www.youtube.com/watch?v=5kqg74iAXBg

    Abraços, meninos!

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pelo texto , vc uniu em um só lugar Ganso, Foucault , Suzana Vieira , vc me dá orgulho de ser RP

    ResponderExcluir
  12. Primeira vez que venho deixar o meu pitaco! hehe

    Ótimo texto!
    Realmente não são poucas as ocasiões em que determinados artistas confundem jovialidade com exibições exageradas. Acredito que o ponto X da questão não é o conservadorismo, mas sim a famosa "noção". Claro que não há uma receitinha pronta para definir as pessoas de idade mais avançada, entretanto uma "pitada" de limites viria a calhar muito bem...

    Concordo plenamente com a Marcia Ceschini, e se isso me faz consevadora, então o sou com orgulho! ;D

    Parabéns pelo polêmico post veterana!haha
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Galofero, realmente juntar assuntos tão diferentes é beeeeem complicado! Obrigada pelos elogios e eu também tenho muito orgulho de ser RP!

    Daiane, Daiane, minha bixetinha Sid, deveria ter comentado beem antes, né? hehe
    Quem dera todos esses artistas pudessem ter um pouquinho desta "noção" para se policiarem. Não há receita pronta, como você bem disse: para descobri-la, é necessário descobrir as características de cada celebridade e assessorá-las bem.

    E olha que este post não tinha a intenção de ser polêmico, mas é muito bom observar uma discussão científica e comportamental deste ótimo nível, com todos respeitando todas as opiniões e aprendendo com cada uma delas! =)

    Beeijos!

    ResponderExcluir