quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Analisando os filhos do Brasil - Lula e Tiririca nas telas do cinema

* Neste post, não há a intenção de apontar candidatos para se votar no dia 03 de outubro, nem de fazer apologia a nenhum partido político. A única intenção do post é analisar o discurso de duas peças envolvendo os personagens citados no título do texto.

Está chegando um dos dias mais importantes do ano para a população brasileira: o próximo domingo, dia 03 de outubro será marcado pela realização das eleições para os cargos de Presidente, Governador, Senador, Deputados Estaduais e Federais. Este período eleitoral marca a despedida e a chegada de vários nomes na política, como, respectivamente, o presidente Luis Inácio Lula da Silva e o humorista Francisco Everardo Oliveira Silva, mais conhecido como Tiririca.

Lula está encerrando seu segundo mandato como presidente do Brasil, e sua história de vida, desde o nascimento até a entrada na Presidência, foi considerada como digna de um filme, no sentido mais literal da expressão. No primeiro dia de 2010, lançou-se o longa Lula, o Filho do Brasil, pela Globo Filmes. Apesar da bilheteria abaixo do esperado no Brasil, o filme foi escolhido para representar o Brasil na luta por uma das vagas de Melhor Filme Esrangeiro no Oscar 2011. O vídeo a seguir mostra o trailer oficial do filme.



Outro nome muito falado nestas eleições de 2010 é o de Tiririca, com seus bordões "Pior que tá, não fica!" e "O que é que faz um deputado federal? Na realidade, eu não sei. Mas vote em mim que eu te conto" e com as acusações de que ele é analfabeto e que seria, no caso, inelegível. Mesmo assim, ele seria hoje o deputado mais votado do Brasil, e o segundo da história eleitoral.

As semelhanças entre as histórias de Lula e Tiririca, que vieram de famílias humildes no Nordeste, e considerando o bom humor do humorista, inspiraram o publicitário Pablo Peixoto (o mesmo autor de Dunga em Um dia de Fúria) a apresentar uma versão humorísitica do trailer do filme do presidente. O título da peça é Tiririca - O Filio do Braziu (SIC), que consegue dialogar com o trailer original em vários aspectos. O vídeo já teve, em dois dias, mais de 55 mil acessos.



Além de repetir cenas do original, com as legendas trocadas para a voz do Tiririca e do publicitário (intepretando as outras vozes), as legendas do filme foram adaptadas para o protagonismo do Tiririca, como:

- Original: 1º de janeiro de 2010 nos cinemas
- Tiririca: Estreia em Brasília - Primeiro de Janeiro de 2011

É importante perceber o dialogismo que há entre os dois vídeos, em que o segundo se utiliza do primeiro para, de forma lúdica, mostrar a história de Tiririca e, de forma até exagerada, comparar a história política dos dois personagens dos dois filhos do Brasil.

2 comentários:

  1. Olá Maíra!

    Muito interessante o dialogismo entre os dois vídeos. Podemos observar claramente a adaptação de uma história de vida para, através de determinados artifícios e linguagem cômica, mostrar a "trajetória" do humorista, que é um dos mais cotados a assumir uma cadeira na câmara federal.

    Parabéns pelo texto e pela qualidade de seu blog!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Olá pessoal da RPjr!

    Obrigada pelo comentário!
    De fato, a trajetória de vida do humorista, nesse vídeo, foi comparada ao do Lula para demonstrar a semelhança entre os dois, embora a experiência política do presidente é infinitamente superior ao de Tiririca!

    Parabéns também pela qualidade do blog de vocês!
    Abraços!

    ResponderExcluir