segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Pegue seu banquinho e entre de mansinho - Raul Gil e as mídias sociais (1ª Parte / Twitter)

* Este post será dividido em duas partes por conta da profundidade da análise. A segunda parte será postada na quarta-feira (04/08), falando sobre o blog do Programa Raul Gil e as polêmicas decorrentes dos comentários.

Há muitos casos de instituições e pessoas que passaram por uma mudança de imagem para poderem se adaptar às novas tecnologias e ao novo contexto comunicacional do início do século XXI. Estas modificações podem causar estranheza aos mais tradicionalistas ou euforia aos mais modernos; uma situação, porém, é irremediável: a repercussão acontece.

Um exemplo interessante acontece com o apresentador Raul Gil, que está há quase 45 anos trabalhando em diversas emissoras de televisão, como o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), a Rede Record, Bandeirantes e, atualmente, está de volta ao canal de Sílvio Santos. O programa homônimo possui grande tradição no cenário brasileiro, principalmente pelos quadros do Banquinho (gincana de adivinhação de palavras em que, se o artista não souber, é desclassificado e canta o versinho que abre este post, mas saindo de mansinho...), o Pra quem você tira o Chapéu? (artistas criticando ou elogiando pessoas, coisas e situações distribuídas entre 10 chapéus), as aparições de crianças mostrando seus talentos e as apresentações dos calouros (entre adultos e os chamados Jovens Talentos, com jovens até 18 anos). Mesmo sendo um sucesso de audiência nas emissoras por onde passou (travando batalhas épicas pelo primeiro lugar na audiência, por exemplo, com Luciano Huck), um problema a ser resolvido era a não-identificação com o público jovem.

A partir do ano de 2010, ainda na Bandeirantes, o cenário do programa foi totalmente repaginado, assim como o figurino de Raul, passando uma aparência mais jovem. Além disso, o repertório de muitos participantes começou a atender às tendências do mercado mundial e o corpo de jurados foi totalmente modificado, trazendo a cantora Syang, o instrumentista Caio Mesquita, o cantor Maurício Gasperini (ex-integrante do Rádio Taxi e o mais experiente do júri), o cantor D´Black (substituído pelo também cantor Túlio Dek) e, já no SBT, a entrada do cantor Hudson (que fazia dupla com o Edson).

Esta nova roupagem do programa causou, a princípio, muita estranheza e dúvidas, como o fato de, na Band, não ter uma banda de apoio ao calouro, gerando suspeitas de uso do playback nas audições, além da preferência de muitos cantores em interpretar canções de artistas internacionais, deixando de lado as músicas nacionais (algo comum no Brasil). Com a vinda do apresentador, cansado de ver seu programa cortado pelas transmissões esportivas, ao SBT, as apresentações ganharam maior qualidade e credibilidade, com a presença de uma banda no palco.

Esta tentativa de agradar ao público jovem surtiu efeito. Com a criação do perfil do Programa Raul Gil no Twitter, ainda no ano passado, não demorou muito para que o sucesso de audiência da televisão (ficando em alguns minutos na liderança das concorridas tardes de sábado) se transferisse para o microblog. O perfil é bem estruturado, com 6510 seguidores e 20 perfis seguidos, além de 3 listas: sites e revistas, espectadores e artistas. O único ponto negativo é que o perfil não é atualizado desde 23 de julho, mesmo com a repercussão do programa na mídia.

Outro fato surpreendente é o fato de, em vários sábados, os nomes Raul Gil e/ou Jovens Talentos ficaram na cobiçada lista dos Trending Topics mundiais, agregando posts de pessoas perguntando o porquê do fato, de pessoas elogiando o talento dos calouros (para alguns, melhores do que os do Ídolos, programa da concorrente Record), alguns reclamando da falta de músicas nacionais e outros falando do fato de o apresentador ter falado em público sobre o primeiro lugar nos TT's.

O próprio apresentador possui um Twitter, criado em 20 de julho de 2009, com 6927 seguidores e 23 perfis seguidos por Raul. O grande problema do perfil pessoal é a falta de atualizações frequentes: em mais de um ano de Twitter, Raul Gil tem apenas 18 tweets e, de 18 de outubro de 2009 a 28 de julho de 2010, ele, por motivos desconhecidos, não postou no microblog, voltando a ativa na última quarta-feira.


Este post continua na quarta-feira! Até lá!

2 comentários:

  1. Oi Maíra. Muito boa análise e pesquisa. Dá para dizer que o Raul Gil está com a faca e o queijo na maão e não está fazendo nada. Vamos aguardar o que vem na segunda parte.

    Viu, me manda um mail contato@ocappuccino.com

    Gostaria de conversar contigo.

    Abraços
    Mateus
    @ocappuccino

    ResponderExcluir
  2. Li agora e pode te interessar na análise do próximo post > http://www.mmonline.com.br//noticias.mm?url=SBT_aposta_na_web

    Mateus
    @Ocappuccino

    ResponderExcluir