quinta-feira, 29 de julho de 2010

Juntos somos mais - Integrações entre TV e mídias sociais

Em tempos não tão distantes dos dias de hoje, era comum a maioria das pessoas chegarem do trabalho ou da escola e irem quase que sem escalas para a frente da televisão e assistirem, por exemplo ao Passa ou Repassa (hoje extinto) no SBT, a algum jornal sensacionalista na Record ou na Bandeirantes ou ainda a novela teen Malhação (Rede Globo) que ainda existe (ou tenta sobreviver). Com o advento dos computadores, da Internet e, mais recentemente, com o boom das mídias e redes sociais on-line, grande parcela da população incluída no universo digital possui uma maior diversidade de opções para passar o seu tempo livre em casa (não se pode esquecer também do grande crescimento do número de assinantes das TV's pagas).

E isto já se reflete nos números da audiência das emissoras de TV aberta. Segundo o colunista Marcelo Minutti, do canal Tecnozilla pertencente ao portal Ig, num texto escrito no fim do ano passado, houve uma queda na quantidade de televisores ligados entre 2008 e 2009. Segundo o autor, "no primeiro semestre de 2008 era de 44,6% (26,7 milhões de domicílios) e caiu para 42,5% (25,5 milhões de domicílios) em 2009. Isso indica uma queda de 2,1% de televisores ligados na comparação entre 2008 e 2009." Além disso, vários programas das Redes Globo e Record obtiveram queda em suas audiências graças, muitas vezes, aos pássaros azuis e aos círculos rosa.

Como diz uma velha frase, "se não se pode derrotar o inimigo, junte-se a ele". Há várias maneiras de integrar televisão com Internet e suas novas ferramentas. Um caso internacional divulgado hoje em vários portais de notícias como O Globo, G1, UOL, Terra, entre outros, é a criação de uma série de televisão americana a partir de uma conta de Twitter. Segundo a reportagem, "#*! My Dad Says" estreia na CBS em 23 de setembro e é inspirada numa conta do microblog ativada pelo escritor cômico Justin Halpern em 2003, que capturou a linguagem hostil de seu pai e suas observações. Basta saber agora se esta interação entre TV e Internet ficará ou não apenas na concepção da série.

Outro exemplo, desta vez brasileiro, mostra o engatinhar da integração entre a Rede Globo e as mídias sociais. Depois dos incidentes que "balançaram a relação" entre a emissora e os usuários do Twitter (como o histórico CALA BOCA GALVAO e um boato de intervenção da Globo no andamento dos Trending Topics, lista com os assuntos mais falados no microblog), a paz e o trabalho em conjunto começam a aparecer.

Nos últimos dias do bem-sucedido "Central da Copa", programa apresentado pelo jornalista Tiago Leifert e com comentários do ex-jogador Caio Ribeiro, foi lançado o concurso cultural #queroopufedocaio. Segundo a matéria veiculada no site da Rede Globo, os candidatos deveriam seguir o perfil da Rede Globo no microblog e postar no twitter, após a hashtag #queroopufedocaio, por que gostariam de ganhar o pufe em que Caio ficou sentado durante a Copa. O pufe foi autografado pelo comentarista, por Tiago Leifert e pelo casseta Hélio de La Peña, idealizador da campanha "Libertem o Caio!", feita pelo fato de o ex-jogador ficar mais tempo no estúdio do que no hotel em que ele ficou hospedado durante as semanas de Copa.

No dia 20 de julho, Leifert anunciou via Twitter e, posteriormente, no Globo Esporte, o nome da vencedora do concurso: a internauta @glendalaranjo, de Belo Horizonte (MG), com a frase abaixo. A emissora mostrou agilidade e, em seis dias, Glenda recebeu o prêmio em sua casa e mostrou toda a sua alegria pelo microblog e em matéria publicada no dia seguinte.


Não se pode esquecer também da interatividade proposta pelo site da novela Passione, inserindo cenas exclusivas para a Internet, postadas diariamente (a exceção do domingo) sempre em harmonia com aquilo que é passado na televisão, além de cenas dos próximos capítulos. São as novas experiências transmidias que podem "selar a paz" entre a televisão e a Internet e estreitar as relações entre o telespectador e o programa de TV favorito (seja um telejornal esportivo, um seriado ou uma novela).

Nenhum comentário:

Postar um comentário