E isto já se reflete nos números da audiência das emissoras de TV aberta. Segundo o colunista Marcelo Minutti, do canal Tecnozilla pertencente ao portal Ig, num texto escrito no fim do ano passado, houve uma queda na quantidade de televisores ligados entre 2008 e 2009. Segundo o autor, "no primeiro semestre de 2008 era de 44,6% (26,7 milhões de domicílios) e caiu para 42,5% (25,5 milhões de domicílios) em 2009. Isso indica uma queda de 2,1% de televisores ligados na comparação entre 2008 e 2009." Além disso, vários programas das Redes Globo e Record obtiveram queda em suas audiências graças, muitas vezes, aos pássaros azuis e aos círculos rosa.
Como diz uma velha frase, "se não se pode derrotar o inimigo, junte-se a ele". Há várias maneiras de integrar televisão com Internet e suas novas ferramentas. Um caso internacional divulgado hoje em vários portais de notícias como O Globo, G1, UOL, Terra, entre outros, é a criação de uma série de televisão americana a partir de uma conta de Twitter. Segundo a reportagem, "#*! My Dad Says" estreia na CBS em 23 de setembro e é inspirada numa conta do microblog ativada pelo escritor cômico Justin Halpern em 2003, que capturou a linguagem hostil de seu pai e suas observações. Basta saber agora se esta interação entre TV e Internet ficará ou não apenas na concepção da série.
Outro exemplo, desta vez brasileiro, mostra o engatinhar da integração entre a Rede Globo e as mídias sociais. Depois dos incidentes que "balançaram a relação" entre a emissora e os usuários do Twitter (como o histórico CALA BOCA GALVAO e um boato de intervenção da Globo no andamento dos Trending Topics, lista com os assuntos mais falados no microblog), a paz e o trabalho em conjunto começam a aparecer.
Nos últimos dias do bem-sucedido "Central da Copa", programa apresentado pelo jornalista Tiago Leifert e com comentários do ex-jogador Caio Ribeiro, foi lançado o concurso cultural #queroopufedocaio. Segundo a matéria veiculada no site da Rede Globo, os candidatos deveriam seguir o perfil da Rede Globo no microblog e postar no twitter, após a hashtag #queroopufedocaio, por que gostariam de ganhar o pufe em que Caio ficou sentado durante a Copa. O pufe foi autografado pelo comentarista, por Tiago Leifert e pelo casseta Hélio de La Peña, idealizador da campanha "Libertem o Caio!", feita pelo fato de o ex-jogador ficar mais tempo no estúdio do que no hotel em que ele ficou hospedado durante as semanas de Copa.
No dia 20 de julho, Leifert anunciou via Twitter e, posteriormente, no Globo Esporte, o nome da vencedora do concurso: a internauta @glendalaranjo, de Belo Horizonte (MG), com a frase abaixo. A emissora mostrou agilidade e, em seis dias, Glenda recebeu o prêmio em sua casa e mostrou toda a sua alegria pelo microblog e em matéria publicada no dia seguinte.
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