segunda-feira, 19 de julho de 2010

Comportamento empresarial - Aprendendo com os vendedores "porta a porta"

A revista Veja que estará em circulação nesta semana (edição 2174, ano 43, nº 29, 21 jul. 2010, págs. 114 a 121) traz uma matéria interessante a respeito da evolução da atividade de venda direta (o popular "porta a porta"), que permite a milhares dos 2,5 milhões de trabalhadores empregados neste ramo uma grande alavanca social. Algumas destas pessoas largaram bons empregos para se arriscarem num setor empresarial diferente, outros encontraram na venda direta uma tábua de salvação após uma demissão.

Com isso, é interessante observar que o "porta a porta" pode também abrir suas próprias portas para que outros profissionais, como os relações-públicas, aprendam com eles os segredos para poder não só vender produtos, mas também como se relacionar com os colegas de trabalho.

Na página 117, está descrito o "kit básico do bom vendedor", uma lista de sete itens para que se possa começar a trabalhar com vendas diretas; porém, esta sequência pode ser muito bem transladada para a realidade de muitos profissionais. Os itens do kit são:

1 - Ser sociável - principalmente nas áreas de Comunicação, pessoas muitos tímidas e que não conversam muito, na maioria das vezes, têm a sua carreira prejudicada pela falta de sociabilidade.

2 - Filiar-se a uma empresa conhecida - o status de se estar numa empresa famosa traz vantagens interessantes, mais ainda em questão de preenchimento de currículos, mas há grandes responsabilidades e um esforço maior de crescimento dentro da própria organização.

3 - Gostar de ouvir os outros - saber ouvir as necessidades da empresa na área específica de conhecimento é importante para bons planejamentos e execuções das atividades. Como a sabedoria popular diz, não é a toa que todos os homens possuem dois ouvidos e somente uma boca...

4 - Aceitar a rejeição - na busca pelo tão desejado emprego (ou por aquele super-desejado estágio), pode acontecer de vários "nãos" aparecerem. É necessário ter perseverança e não desistir diante das primeiras dificuldades.

5 - Ter iniciativa - Criatividade e inovação são palavras que não sairão tão cedo da moda organizacional, e serão diferenciais para quem deseja alçar voos mais altos na carreira, tanto fazer as atividades rotineiras de forma diferente quanto criar maneiras totalmente novas de se relacionar com o público em questão.

6 - Ser persistente - da mesma maneira que o item 4 se apresenta, a persistência em conseguir um emprego, em se manter nele, e também em fechar algum patrocínio ou negócio é essencial neste contexto mundial dos dias de hoje.

7 - Ser bom planejador - o planejamento é relevante em qualquer área da vida, ainda mais nas relações profissionais. Sem este item, qualquer negócio é como um barco sem bússola: não se sabe aonde vai.

Como se pode ver, os profissionais de venda direta deram "de brinde" uma grande aula de como se comportar profissionalmente numa organização. Mais uma vez recorrendo à sabedoria popular, nunca é tarde para se aprender e, na escola da vida, todos aprendem e ensinam.

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